Pacote Fiscal do Brasil: Desafios e Ceticismo Sobre a Sustentabilidade da Dívida Pública
Dólar em alta, juros nas alturas e inflação persistente: 2025 apresenta um cenário desafiador para as pequenas empresas brasileiras. Especialistas alertam para a necessidade de cautela e planejamento estratégico para evitar o fechamento das portas.
O ano de 2025 começou com a promessa de um ambiente econômico turbulento. A alta do dólar, a elevação dos juros e a persistência da inflação criam um coquetel explosivo para os pequenos negócios, que precisam se adaptar para sobreviver.
“É um momento de extrema atenção”, alerta o economista André Galhardo, da consultoria Análise. “As pequenas empresas, por terem menor capacidade de absorver choques, são as mais vulneráveis nesse cenário.”
1. Controle rigoroso do fluxo de caixa:
2. Gestão de preços estratégica:
3. Foco na eficiência operacional:
4. Buscar apoio e orientação:
“A crise exige criatividade e resiliência”, afirma Alexandre Cabral, professor da Saint Paul Escola de Negócios. “As empresas que se adaptarem e buscarem soluções inovadoras terão mais chances de superar esse momento difícil.”
5. Olhar para o futuro:
Em tempos de incerteza, a informação e a proatividade são os melhores aliados das pequenas empresas. Com planejamento, gestão eficiente e busca por apoio, é possível superar os desafios e garantir a sobrevivência do negócio.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…