Imagem por @cookie-studio / freepik
Os noticiários veicularam intensamente matérias sobre valores esquecidos em contas inativas nos bancos. Os brasileiros correram para acessar o site do Banco Central a fim de agendarem seus saques. Contudo, com a correria do dia-a-dia, muitos se esqueceram de voltar a fim de agendar o saque e optar pela transferência via Pix ou na conta.
Se você está incluído nesta lista, tenha calma. Ainda dá tempo de participar da repescagem. Veja a seguir.
O Sistema Valores a Receber (SVR) é uma plataforma do Banco Central (BC) que permite a busca por quantias “esquecidas” pela população em diferentes bancos e instituições financeiras.
Aqueles que tiverem valores a receber devem fazer a solicitação dentro do período estipulado pelo BC e, caso percam a primeira oportunidade, podem participar da repescagem.
O calendário foi dividido em três grupos, sendo que o primeiro era para aqueles que nasceram ou abriram empresas até 1968 (solicitação de saque aconteceu entre 7 a 11 de março, repescagem foi feita no dia 12).
O segundo grupo foi para aqueles que nasceram entre 1969 e 1983 (pôde fazer a consulta entre 14 e 18 de março, com repescagem no dia 19).
O terceiro grupo foi para os que nasceram ou abriram firmas após 1984 sendo a consulta e agendamento de saque até dia 25 (com repescagem marcada para o dia 26).
Aqueles que perderam as duas oportunidades, terão uma terceira chance de agendar o saque no dia 28 de março, próxima segunda-feira, independente de qual grupo pertencem.
A empresa ou cidadão que deve aguardar a próxima data para solicitar o dinheiro não deve se preocupar, pois o BC esclarece que aqueles que perderam os prazos não serão prejudicados, possuindo direito de receber os recursos de qualquer maneira.
A quantia que não for solicitada será guardada pela instituição financeira responsável até a solicitação de resgate pelo correntista. Para agendar o saque, no dia 28 de março, o solicitante deverá acessar o site do valores a receber e seguir o passo a passo estipulado pela plataforma.
O acesso agora será apenas com o login Gov.br e o cidadão precisará de um login nível prata ou ouro para acessar o SVR. Se o cidadão ainda não possuir login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro gratuito pelo App Gov.br.
O tipo de login (prata ou ouro) também pode ser ajustado na plataforma. Todo o serviço é gratuito. Se estiver no aplicativo, clique no botão “Entrar com gov.br”, e se estiver no site, clique no botão “Criar conta gov.br”, em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
A criação da conta é imediata. O cidadão só precisa fornecer alguns poucos dados e criar uma senha. E tudo isso é oferecido gratuitamente.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…