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A perda do Registro Geral – RG popularmente conhecido como Carteira de Identidade, pode gerar muitos transtornos e preocupações para qualquer pessoa.
Afinal, os documentos pessoais são a forma mais segura de comprovar nossa identidade e ter acesso aos mais diversos serviços.
É fundamental entender a importância da carteira de identidade e da segurança dos documentos, e manter a carteira de identidade e os demais documentos pessoais sempre em segurança.
Ter a carteira de identidade perdida é uma realidade que ninguém quer enfrentar.
Mas, infelizmente, isso pode acontecer com qualquer pessoa, ainda mais em lugares com grande movimento, como em estádios ou shows, acidentes de trânsito, em caso de roubos ou até mesmo de esquecimento.
A perda do documento precisa ser temida e tratada com seriedade, pois com a crescente facilidade de acessar dados pessoais, as chances de fraudes e golpes aumentam significativamente.
O primeiro passo é verifique os locais que frequentou recentemente, a fim de tentar localizar o documento perdido
Afinal, é possível que você encontre o documento, o que seria ótimo.
Caso não encontre a identidade, realize um Boletim de Ocorrência (B.O.)
É muito importante deixar a polícia ciente da situação.
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Confira outros cadastrados atrelados à sua identidade
Se você utiliza os dados do documento em outros cadastros, se certifique de que está tudo certo com eles. Afinal, pessoas mal-intencionadas podem encontrar a sua identidade e invadir esses cadastros para levar vantagem fraudulentamente.
Se você teve sua identidade perdida, provavelmente algum outro documento importante como cartões de crédito, carteira de motorista e CPF, por exemplo, pode ter sido perdido.
Então, além dos problemas os quais relatamos, a perda de outros documentos, como CPF e cartões pode gerar prejuízos financeiros.
Portanto, se perceber que perdeu seus cartões, entre em contato com o seu banco para fazer o cancelamento do cartão e evitar que qualquer pessoa faça compras pela internet.
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Você pode fazer o cancelamento por telefone ou aplicativo, conforme a disponibilidade da sua instituição financeira.
Além de fazer o cancelamento, quando perceber que perdeu um documento importante como o cartão de crédito, fique atento às compras do cartão.
Ou seja, monitore todos os faturamentos, assim você pode perceber e comunicar ao seu banco qualquer atividade e/ou compra que parecer suspeita.
Entre em contato com o Serasa Experian, Boa Vista SCPC ou SPC Brasil e solicite a ativação dos serviços de segurança para CPF;
Bloqueie os demais documentos que possam ter sido extraviados, como cartões de crédito e carteiras de motorista; e
Com a cópia do Boletim de Ocorrência, procure o órgão responsável pela emissão da identidade e solicite o bloqueio do documento antigo.
O mais importante é tomar todas as providências para diminuir os efeitos negativos da perda da identidade.
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Perder documentos como a carteira de identidade, deve ser levado a sério, pois além de serem documentos de identificação, eles carregam informações pessoais.
E se essas informações pararem nas mãos erradas, podem ser usadas em golpes de fraude no cartão de crédito, por exemplo.
Por isso o registro do boletim de ocorrência em caso de perda ou roubo é tão necessário.
E isso não se deve somente a documentos de identificação, mas também para a perda de cheques e cartões magnéticos.
Para fazer um boletim de ocorrência, basta atentar-se aos pontos que listamos abaixo:
Porém, também é possível fazer um boletim de ocorrência online. Para isso, siga o passo a passo:
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