Imagem por @asierromero / freepik
Os imprevistos que podem ocorrer ao longo da nossa vida ocasionam consequências no futuro. Por exemplo, nem sempre é possível ter em mãos os documentos pessoais. Tragédias como enchentes, desabamentos e incêndios podem fazer com que o trabalhador perca todos os seus pertences.
Quando chega na hora de pedir a aposentadoria, como dar entrada no INSS se já não possui nenhum comprovante? Afinal, para conseguir se aposentar é necessário apresentar uma série de documentos que comprovem que o trabalhador contribuiu com a Previdência durante anos.
Vamos listar os documentos e os caminhos que podem ser percorridos para obtê-los novamente. Acompanhe!
Nesses casos, a primeira opção é consultar o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). É nele que o governo registra, a partir de informações repassadas pelas empresas, todas as informações de emprego e previdência do funcionário. Os registros dos recolhimentos como contribuinte individual ou facultativo também constam no Cadastro.
Para verificar as informações do CNIS, basta acessar o site ou aplicativo “Meu INSS” e entrar no sistema do governo. Caso seja sua primeira vez usando a plataforma, é necessário criar um cadastro com o nome, CPF e data de nascimento. Ao fazer o login, escolha a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)”.
O documento também é disponibilizado em agências do INSS, que imprimem as informações e entregam ao trabalhador. A Central de Atendimento do INSS também pode tirar dúvidas pelo telefone 135.
Em alguns casos, a legislação previdenciária pode solicitar a apresentação de documentos comprobatórios mesmo com a apresentação dos dados do CNIS. Isso porque nas informações do cadastro pode haver irregularidades ou inconsistências que devem ser esclarecidas.
Um dos principais comprovantes que podem ser enviados pelo trabalhador para a comprovação de atividade, segundo o próprio INSS é a Carteira de Trabalho.
No caso da perda da carteira física, existe a versão digital, que deve constar os mesmos dados da anterior e pode facilitar em situações em que a versão de papel já não existe.
Outros documentos que podem ajudar são:
Se esses documentos também não estiverem com o trabalhador, outra solução é buscar as empresas que houve vínculo empregatício para pedir um documento que comprove o fato.
É possível verificar o atual endereço dos ex-empregadores pelo site da Receita Federal, usando o CNPJ. Em casos em que a empresa tenha falido ou fechado, é possível encontrar o nome e endereço do administrador judicial responsável ou antigos sócios na Junta Comercial.
Segundo o INSS, os documentos que devem ser apresentados para conseguir a aposentadoria junto ao órgão são:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…