Chamadas

‘Período de graça’ do INSS: quem tem direito e como funciona

‘Período de graça’ permite que segurados que não estejam contribuindo com o INSS ou realizando atividades remuneradas continuem ligados ao sistema previdenciário. A atual crise financeira está impedindo que muitos segurados mantenham suas contribuições em dia com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mantendo a qualidade de segurado é possível ter acesso aos benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, o que vai depender como foram realizados os recolhimentos.

Quando você para, por algum motivo, de realizar suas contribuições com o INSS pode ter acesso ao chamado ‘período de graça’.

A contribuição pode ser feita pelos trabalhadores com carteira assinada que terão desconto em folha ou quem trabalha sem registro, neste caso é possível contribuir de forma facultativa.

O segurado pode ficar sem contribuir para a Previdência Social apenas por 12 meses, sem perder o direito aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conhecido como ‘período de graça’. A categoria facultativa só poderá ficar sem contribuir por seis meses.

O trabalhador que precisar tirar uma licença para prestar o serviço militar obrigatório, poderá ficar sem contribuir por três meses.

Os trabalhadores registrados que efetuaram mais de 120 contribuições terão o direito de prorrogar por mais 12 meses sem perder a cobertura.

Carência

Para o trabalhador recuperar a qualidade de segurado, precisará que volte a contribuir, cumprindo um período de carência (número mínimo de contribuições mensais necessárias) para voltar a ter direito aos benefícios do INSS.

No entanto, o período de carência vai variar conforme o benefício.

Salário maternidade: 10 meses
Auxílio-doença: 12 meses
Auxílio-reclusão: 24 meses

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 minutos ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

19 minutos ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

20 minutos ago

7 tipos de relações que os contadores devem evitar

A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal.…

29 minutos ago

Forbes revela 6 hábitos de sucesso e 3 coisas para eliminar da vida

O sucesso não acontece por acaso. Mas você já se perguntou o que as pessoas…

37 minutos ago

Especialista alerta para o “fim” da Era do Bitcoin; preço vai despencar?

O Bitcoin sempre foi cercado por previsões otimistas e catastróficas. Mas desta vez, um alerta…

41 minutos ago