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Pesquisa aponta que 53% dos escritórios de contabilidade não possuem uma estratégia de marketing

Estudo realizado com mais de 700 escritórios apresenta o raio-x da comunicação do mercado contábil

A pesquisa “O Mercado Contábil”, realizada pela HubCount, em parceria com a Linx – ambas do grupo StoneCo, visando entender quais são as expectativas do mercado contábil no Brasil e mensurar qual a importância que o setor direciona para o marketing de suas empresas.
 

No total, 53% dos entrevistados responderam que suas empresas não possuem uma estratégia de marketing ativa. Em paralelo, 25% dos profissionais afirmaram que a empresa tem uma equipe interna responsável pela área.
 

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Quando analisados os métodos de comunicação dessas empresas, as mídias sociais aparecem como o principal canal de divulgação, especialmente o Instagram (65%) e o WhatsApp (55%), o que reflete a forte presença dessas redes na vida dos seus clientes atualmente.
 

Além disso, o Facebook (44%) e o Google (35%) também são redes importantes para esse nicho. Por outro lado, canais tradicionais de divulgação, como panfletos (55%), outdoor (3%) e rádio (2%) são menos utilizados.
 

Imagem: ImageFlow / freepik

A pesquisa mostrou que 38% dos profissionais consideram as redes sociais muito importantes para o crescimento do seu negócio, enquanto 18% não enxergam a importância dessas ferramentas. Outro fator interessante é que 25% dos entrevistados acham que possuir um site não interfere diretamente na captação de leads.
 

Para Wesley Toppani, diretor de marketing da HubCount, “embora pareça conservador, o mercado de contabilidade está evoluindo em relação à comunicação, isso porque, além de compreenderem a importância das redes sociais na estratégia de marketing, os escritórios de contabilidade que participaram da pesquisa têm buscado investir em grandes canais, como Instagram e WhatsApp.”
 

Leia também: Marketing Contábil: 5 Estratégias Para Impulsionar Seu Escritório

A pesquisa HubCount/Linx ouviu mais de 700 escritórios de contabilidade de todo o país, sendo que 70% dos entrevistados possuem cargos de liderança, como sócios, diretores e coordenadores.

A importância do Marketing na contabilidade

O marketing é uma das áreas que mais contribui para o crescimento de uma empresa, e não poderia ficar também de fora do setor de contabilidade.

No caso da contabilidade, o marketing tem a função de atrair mais clientes que já estão de olho em serviços contábeis de alta qualidade e modernos pela internet.

Mas, quais os benefícios do marketing na contabilidade e por que ele é tão importante?

Porque usar marketing no escritório de contabilidade

O cenário comercial no Brasil passa por diferentes mudanças nos últimos tempos, onde as empresas precisam entender que mundo digital é o caminho para se obter sucesso ajudando a alavancar os negócios.

E não seria diferente com quem atua com contabilidade, onde é importante apresentar diferentes tipos de serviços, justamente com ideia de atrair mais clientes.

Leia também: Benefícios De Integrar IA Às Estratégias De Marketing

Mas, para isso, é preciso que a contabilidade possa:

  • Transmitir empatia as necessidades do cliente, sabendo realmente qual tipo de serviço ele precisa;
  • Atuar com criatividade, elaborando soluções eficazes de olho no seu público alvo;
  • Buscar tecnologia que possa favorecer o trabalho da contabilidade, criando processos de otimização e segurança;
  • Adotar recursos de marketing com a função de captar novos clientes, obtendo no final uma fidelização.

E por que você deve implementar o marketing na contabilidade?

Isso é essencial porque desta forma será possível oferecer um serviço diferenciado e de alto valor para os clientes.

No final a empresa consegue ter um bom posicionamento no mercado, obtendo como resultado a inclusão de mais contatos em sua lista de clientes.

Por essa razão, as empresas que investem nessas práticas conseguem se destacar frente à concorrência e obter faturamentos altos.

Mas, quais os benefícios que o marketing digital tem na contabilidade?

Com o nicho de mercado definido, os gestores conseguem conhecer melhor o perfil do seu público-alvo.

Isso acontece porque com a criação da persona é possível compreender com clareza quais são as dores e desejos dos clientes, ou seja, o que eles procuram ao contratar um escritório contábil.

Mas, como começar a trabalhar com o marketing na contabilidade?

Bem, o contador precisa fazer uma análise profunda dos seus clientes, onde no final ele terá diversos grupos de pessoas e quais as estratégias devem ser aplicadas a cada um.

Para isso, o indicado é o método de curva ABC de clientes, que auxilia durante análise dos dados do público-alvo. Após isso, basta determinar o segmento que irá trabalhar e elaborar estratégias específicas.

Depois, é o momento de criar ações de marketing, onde por meio delas, o contador poderá reconhecer os problemas que o cliente tem e quais as soluções a contabilidade poderá oferecer, de forma personalizada.

E isso trará os resultados satisfatórios, oferecendo serviços de qualidade e inovadores, bem à frente dos demais escritórios de contabilidade.

Bia Montes

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