News Yahoo

Pesquisa inédita sobre ecossistema contábil aponta otimismo dos contadores com o setor

De acordo com uma pesquisa inédita sobre o ecossistema contábil brasileiro recentemente produzida pela Omie, plataforma de gestão em nuvem número um para PMEs, mais de dois terços (62,2%) dos profissionais de contabilidade afirmam estar otimistas com o mercado em 2020. Cerca de 26,5% adotam uma posição neutra e apenas 11,3% estão pessimistas. Quase 70% dos 3279 entrevistados afirmam que o setor contábil em si está em momento de expansão.

Não à toa, a contabilidade registrou uma das maiores taxas de empregabilidade no Brasil em 2018, acolhendo 93,8% dos trabalhadores com formação na área, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além de ser a graduação com maior número de alunos matriculados no país.

Segundo o levantamento da Omie, acompanhando as expectativas positivas para o setor, 64,6% dos dos profissionais contábeis relataram a conquista de até 10 novos clientes nos últimos 12 meses, um progresso considerável levando em consideração que 78% dos consultores contábeis independentes e 62% das empresas focadas em serviços contábeis atendem menos de 100 clientes.

Para continuar aperfeiçoando os serviços contábeis e expandindo o setor em 2020, os profissionais apontam que entre as principais estratégias para este ano estão a captação de novos clientes (59.9%), o aumento da produtividade da empresa (40.9%), a melhoria no atendimento aos clientes (39.8%) e a contratação de novas tecnologias (32.3%).

Setor sofre com estrutura, mas tem oportunidade de crescimento e digitalização

A Omie aponta que, além de automatizar e otimizar seus processos, os escritórios contábeis podem avançar ainda mais na profissionalização de seus serviços, já que cerca de 60% deles não contam com um departamento interno de RH, quase 75% não possuem área de tecnologia e mais de 80% não têm profissionais focados no controle de qualidade dos serviços (sendo que apenas 18,2% implantaram programas de qualidade como ISO ou PQEC). Menos de 15% deles investem em um departamento de marketing.

Além disso, apenas 15,6% desses profissionais afirmam já estar automaticamente integrados com todos ou quase todos os processos de seus clientes, ainda que mais de 40% digam que uma das principais estratégias para este ano será o aumento de produtividade da empresa.

“Com esses dados, percebemos que os escritórios contábeis ainda podem evoluir muito na automação de processos para que eles passem a atuar de forma mais estratégica e menos operacional, que é o caminho inevitável de um mercado que atravessa um momento intenso de digitalização”, comenta Marcelo Lombardo, fundador e CEO da Omie.

Os números se somam a um cenário em que os contadores citam, como principal desafio para o próximo ano, acompanhar a evolução tecnológica.

O levantamento da Omie mostra que essa adaptação dos serviços à era digital está apenas começando nesse setor: somente 5% dos escritórios de contabilidade oferecem entre seus serviços a elaboração de plano de negócios; cerca de 8% ajudam o cliente a solucionar dívidas ou atrasos e menos de 2% apostam na oferta de serviços voltados para acesso a crédito e investimentos, por exemplo.

Ainda de acordo com Marcelo Lombardo, “o papel do contador está se transformando de forma que ele vai passar a projetar o futuro de seus clientes em vez de só registrar o passado. A Omie trabalha para reconhecer esse profissional, tanto dentro de sua rotina, quanto proporcionando ainda mais qualificação. Essas experiências criam um cenário ainda mais forte, fazendo com que todo o ecossistema cresça”.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

29 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

39 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

16 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago