Designed by @drobotdean / freepik
Desde o ano passado já surgiram inúmeras pesquisas que mostram o impacto do período assolado pelo COVID-19 nas pessoas ao redor do mundo. Agora, a Reconnect | Happiness At Work lança junto com a Happiness Business School – sua parceira em Portugal – um estudo inédito, conduzido globalmente por empresas que são especializadas em felicidade corporativa e em liderança positiva, que mostra dados desse impacto no ambiente corporativo.
A pesquisa mostra o que os profissionais brasileiros estão sentindo neste momento, em que o cenário do ‘novo normal’ começa a se apresentar como realidade e a gerar mudanças práticas – como a volta aos escritórios e os novos modelos de trabalho.
O estudo foi conduzido pela Happiness Business School Global Partnership e acaba de ser divulgado com exclusividade pela Reconnect | Happiness at Work. Ele foi realizado no período de maio a julho de 2021, com 1.500 participantes de 51 países. *22,3% das respostas foram de brasileiros.
– 73,41% dos brasileiros participantes disseram que sentem orgulho e realização no trabalho – pelo menos uma vez por semana. Apesar de um pouco abaixo do global (77,56%) ainda é um dado positivo;
– 80,9% dos brasileiros participantes disseram que sentem que seu trabalho impacta positivamente a sociedade, dado semelhante ao global (80,73%);
– Apesar da importância e do significado do trabalho na vida dos brasileiros, ainda há muita desmotivação, altas taxas de ansiedade e falta de segurança psicológica. Somente 19,93% dos brasileiros participantes disseram que estão muito otimistas e felizes com as suas escolhas atuais versus 29,9% do global;
– Mais um ponto relevante é a falta de segurança psicológica nas empresas: somente 38,5% dos brasileiros participantes disseram que têm uma relação de confiança e abertura com o líder;
– Quanto às taxas de ansiedade, 27% dos participantes brasileiros responderam que se sentem ansiosos o tempo todo, inclusive durante os finais de semana, ou seja, não conseguem descansar e desconectar do trabalho. E 48% disseram que se sentem ansiosos durante a semana, mas conseguem descansar aos finais de semana.
Por último, também vale destacar quais são os pontos que mais afetam o trabalho dos brasileiros. Segundo os participantes, são os fatores abaixo (nessa ordem): o significado; a auto responsabilidade; a cultura da empresa; o líder; os colegas de trabalho; e o RH.
“Isso nos mostra que os participantes têm a consciência de que felicidade do trabalho depende menos do mundo externo e da empresa ‘perfeita’, e mais de suas escolhas e da sua forma de enxergar seu propósito”, explica Renata Rivetti, diretora e fundadora da Reconnect | Happiness At Work.
Quanto ao momento atual, os participantes brasileiros responderam que estão priorizando os seguintes fatores: a sua saúde mental – em primeiro lugar, seguido por: saúde física, realização de sonhos, ganhar dinheiro, continuar na empresa e, por fim, mudar de empresa.
A conclusão mais importante do estudo no Brasil é que, neste momento, as pessoas estão priorizando a si mesmas para depois pensarem na auto realização.
“A pandemia impactou demais as nossas prioridades e não há como ignorarmos a nossa saúde mental e física”, conclui Renata.
Nascida em 2017, a Reconnect é uma empresa brasileira especialista em Felicidade Corporativa e em Liderança Positiva.
Em 2020 firmou parceria exclusiva com a “Happiness Business School” – uma das líderes do tema “Happiness at Work” na Europa, com atuação em países como Portugal, Suíça e Austrália – e, desde então, já formou mais de 140 Chief Happiness Officer’s (CHO), ou Chefe da Felicidade.
Mais informações no site: https://www.reconnecthappinessatwork.com/
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…