Chamadas

Pfizer quer realizar 3ª dose de vacinas contra a Covid-19

A Covid-19 ainda é uma grande incógnita para a ciência. Há muitas perguntas sem respostas e muito estudo pela frente. As vacinas estão sendo aplicadas na população, mas ainda não se mostram 100% eficazes.

Variantes da doença começam a se espalhar pelo mundo. No Brasil, a variante Delta (proveniente da Índia) está aparecendo no estado do Rio de Janeiro. Muitos casos estão sendo detectados. 

Diante do avanço da Covid-1, a aliança farmacêutica Pfizer/BioNTech está solicitando às autoridades de saúde dos Estados Unidos uma autorização para uma futura terceira dose para sua vacina contra a covid-19.

 Segundo os estudos da Pfizer, alguns resultados preliminares vêm se mostrando promissores. De acordo com a empresa, uma terceira dose da vacina ativa níveis de anticorpos que excedem significativamente os observados após as duas doses inicialmente programadas.

Portanto, emitiram comunicado à agência americana que regula o setor de alimentos e medicamentos, a FDA, para apoiar a avaliação de uma terceira dose, ou dose de reforço, da vacina contra a covid-19 para futura aprovação. Os resultados também serão apresentados à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e outras autoridades regulatórias.

A Pfizer já havia comunicado esses resultados, que estão relacionados à cepa inicial do vírus, mas também contra as variantes beta e delta, sendo esta última a origem de um forte ressurgimento da epidemia em todo o mundo.  Essa dose de reforço seria administrada entre 6 e 12 meses após as duas primeiras injeções.

 Cientistas da empresa defendem que esta terceira dose poderia ajudar a reduzir as taxas de infecção e doença em pessoas previamente vacinadas e controlar melhor a disseminação de variantes do vírus. 

Um comitê consultivo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública dos Estados Unidos, se reunirá no final de agosto para discutir o benefício de uma dose adicional para adultos com 65 anos ou mais, residentes de asilos e cuidados de saúde profissionais. 

O que é a Covid-19?

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. Este vírus teve seu primeiro caso detectado na província de Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Raramente os coronavírus de animais podem infectar pessoas e depois se espalhar entre seres humanos.

Entre os sintomas da doença estão: febre, tosse seca, dor de garganta, cansaço, diarréia, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, conjuntivite, falta de ar, dificuldade em respirar, pressão no peito, perda da fala e do movimento.

Por enquanto, tomar as duas doses de vacina é a prevenção disponível. É muito importante que toda a população o faça a fim de não disseminar a doença. Com relação à terceira dose da vacina, os estudos dirão qual será o melhor caminho. 

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

6 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

9 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

11 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

12 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

13 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

14 horas ago