Chamadas

PIS/Pasep 2020 e 2021 vão ser pagos juntos no ano que vem?

Como já é conhecimento dos trabalhadores, o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2020 que era pra ter sido liberado desde o mês passado, foi adiado por decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Tradicionalmente o pagamento do PIS/Pasep se iniciava no segundo semestre de um ano e se encerrava no primeiro semestre do ano seguinte, assim como o pagamento do abono salarial 2020 deveria ter se iniciado em julho deste ano e se encerraria em junho de 2022.

A decisão, além de gerar uma economia de R$ 10 bilhões para este ano, considerou o orçamento necessário para a viabilização do Programa Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Mudança nos pagamentos

Com a prorrogação do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para o ano que vem, a resolução aprovada pelo Codefat, determina agora que a partir do ano que vem o abono salarial precisa ser pago para todos os trabalhadores ainda no primeiro semestre de cada ano.

Sendo assim, o calendário de pagamentos do abono salarial, que era definido conforme o mês de aniversário do trabalhador no caso do PIS e conforme o Número de Identificação Social (NIS) no caso do Pasep, deverá ser pago para todos até o mês de junho.

Todavia, o novo calendário de pagamentos do abono salarial deverá ser divulgado apenas em janeiro de 2022, onde o pagamento deve ocorrer entre fevereiro e junho para todos os trabalhadores.

Acumulo do PIS/Pasep 2020 e 2021

Originalmente, o pagamento do abono salarial 2020 deveria se iniciar este ano e seria pago no ano que vem, já o abono 2021 seria pago entre os meses de julho de 2022 a junho de 2023, porém, agora encontramos a situação em que teremos dois pagamentos do PIS/Pasep para o ano que vem.

O governo federal ainda não liberou nenhuma informação referente ao pagamento do abono 2021, todavia a expectativa é que os dois abonos (2020 – 2021) possam ser pagos cumulativamente no ano que vem, o que pode representar um ganho significativo aos trabalhadores.

Porém, será necessário aguardar a confirmação do governo com relação ao repasse do abono salarial 2021, o que deve ficar para ser confirmado apenas no ano que vem.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Escala 6×1 será protocolada e segue para análise nas Comissões da Câmara

O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…

2 horas ago

Faltar no trabalho para pular Carnaval é motivo de demissão por justa causa?

Os foliões estão ansiosos com a chegada do Carnaval 2025. As festas relacionadas à data…

2 horas ago

Imposto de Renda 2025: Cuidados Essenciais para Contadores na Era da IA

A declaração do Imposto de Renda (IR) é um rito anual que exige atenção redobrada,…

2 horas ago

Como fica o funcionamento de bancos, correios e INSS durante o Carnaval?

Nesta semana o Brasil celebra o início oficial do Carnaval 2025, com a folia tomando…

2 horas ago

IR 2025: Não Deixe Seus Dependentes te Levar para a Malha Fina

Com a proximidade do prazo para a declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes se…

3 horas ago

Os desafios da implementação do IVA no Brasil

O Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), recentemente aprovado na reforma tributária, levanta diversas questões sobre…

3 horas ago