O PIS/Pasep 2020/2021 foi encerrado no dia 30 de junho, quem não realizou o saque terá que esperar até o ano que vem para ter acesso ao dinheiro.
Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) decidiu em março deste ano, adiar o pagamento do PIS/Pasep para o ano que vem.
Antes dessa decisão, o abono salarial era realizado no segundo semestre de um ano e terminando no primeiro semestre do ano seguinte. No entanto, os valores previstos para o segundo semestre de 2021 foram adiados para 2022.
O pagamento que será realizado no ano que vem será referente ao ano-base 2020. Quem trabalhou com carteira assinada num período de 30 dias ou 12 meses terá direito ao benefício.
Por que aconteceu o adiamento?
Um acordo entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Codefat suspendeu o calendário de 2021, deixando o pagamento aos trabalhadores para 2022. A decisão foi para aliviar os cofres do governo, que teve dificuldade de fechar as contas para compor o Orçamento 2021 dentro do teto de gastos. O que pode representar uma economia de R$ 7,45 bilhões em despesas neste ano.
Ainda não há um calendário fixo para realizar o pagamento do abono salarial, sendo assim, não há como adiantar datas de pagamento.
Em tempos normais, os trabalhadores recebem conforme o mês de aniversário. Quem trabalha em empresas privadas, recebem o PIS, e os servidores públicos recebem o Pasep.
Quem terá direito ao PIS/Pasep?
- Quem estiver cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o 2020;
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2020;
- Ter os dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Para você saber se tem direito ao abono salarial, basta consultar:
Quem recebe o PIS
No Aplicativo Caixa Trabalhador
No site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS)
Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207
Quem recebe o PASEP
Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
0800 729 0001 (demais cidades);
0800 729 0088 (deficientes auditivos).
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