O abono salarial ano-base 2020 teve seu calendário adiado para o ano que vem. Muitos trabalhadores esperam o pagamento do abono salarial com muita ansiedade. Muitos usam o dinheiro para vários objetivos. No entanto, existe uma frustração, isso porque em 2021, não haverá o pagamento do PIS/Pasep que foi transferido para o ano que vem.
Para ter direito ao abono salarial é preciso que você tenha trabalhado 30 dias com carteira assinada no ano-base. Será pago um salário mínimo para quem trabalhou 12 meses no ano-base, já para quem trabalhou 30 dias, receberá um proporcional ao tempo trabalhado.
Para ter direito ao saque do abono salarial será necessário cumprir os seguintes requisitos:
Como foi dito antes, o abono salarial é proporcional a quantidade de meses trabalhados no ano-base. Sendo assim, quem trabalhou em 2020 receberá um salário mínimo no ano que vem. Para quem trabalhou apenas 30 dias no ano passado, receberá 1/12 do salário mínimo, assim como quem trabalhou dois meses receberá 2/12 do salário mínimo e assim sucessivamente.
O adiamento do calendário 2020/2021 para o ano que vem foi devido a dificuldades do governo em fechar as contas no Orçamento de 2021. Sendo assim, para dar um refresco nos cofres públicos, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) em acordo com a Controladoria Geral da União (CGU) publicou a resolução nº 896 que adiou o pagamento do abono salarial ano-base 2020 para o ano que vem.
Segundo o Codefat, o pagamento do PIS/Pasep 2020 será liberado em janeiro de 2022, embora ainda não tenha sido liberado um calendário com as datas de pagamento. Isso porque, a lista de processamento do benefício se encerra no mês de outubro, e possui um prazo de até quatro meses para execução do processo.
O novo cronograma de pagamentos só poderá ser definido após o processo de apuração de beneficiário. O Ministério da Cidadania informou que o novo calendário está previsto para ser liberado em janeiro do ano que vem, sendo que o início dos pagamentos deverá acontecer a partir de fevereiro de 2022.
Ficou definido que os próximos pagamentos do abono salarial vão ocorrer sempre no primeiro semestre do ano, assim, todos os trabalhadores receberão o abono salarial até junho de 2022.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…