Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay
Em 2023, o governo liberou o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2021. Muitos trabalhadores acreditam que o abono referente ao ano-base 2022 será liberado no segundo semestre deste ano. Porém, isso não vai acontecer. O pagamento só deve ocorrer no ano que vem.
Para ter direito ao benefício é preciso ter trabalhado no ano-base ao menos 30 dias, além de ter recebido no máximo até dois salários mínimos por mês também no ano-base. E inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
Se não houver mudanças, o pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2022 deverá ser liberado a partir de fevereiro de 2024. Isso significa que não teremos mais nenhuma nova rodada de pagamentos este ano. O único pagamento que acontecerá em 2023, será referente a valores retroativos que não foram retirados no calendário ano-base 2021.
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) continuam pagando o abono referente ao ano de 2021. A Caixa libera a grana para os trabalhadores da iniciativa privada. Já o BB paga aos servidores públicos.
Veja quem tem direito
A partir deste mês o valor do abono salarial subiu para R$ 1.320. Veja a tabela com a quantidade de meses trabalhados e respectivos valores:
O pagamento do PIS para os trabalhadores que nasceram no mês de setembro e outubro será liberado pela Caixa, a partir do dia 15 de junho. Na mesma data, o Banco do Brasil libera o pagamento do Pasep para os servidores com o final de inscrição 6 e 7.
Cursos Jornal Contábil
Ebook Direitos Trabalhistas
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, conheça o nosso ebook. Clique Aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…