Foto: Ministério da Economia/Divulgação
Os trabalhadores não sabem que estão a espera deles R$ 23 bilhões que ainda não foram sacados do PIS/Pasep. A grana é referente as cotas do PIS/Pasep. O prazo para a retirada é até o ano de 2025.
Quem trabalhou em empresas e órgãos públicos entre os anos de 1971 a 1988, vai poder realizar o saque do dinheiro diretamente na Caixa Econômica Federal. Se o titular tiver falecido, seus familiares vão poder receber os valores.
Quem trabalhou com carteira assinada até 4 de outubro de 1988 em empresa privada tem o direito a cota do PIS. Em relação aos servidores públicos também podem retirar às cotas do PASEP. O trabalhador não pode confundir o abono salarial com as cotas, isso porque, a cota PIS/Pasep é relacionada a extinção dos dois fundos. Os valores existentes foram repassados para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) administrado pela Caixa Econômica Federal.
Você pode verificar se ainda tem direito como titular ou dependente de sacar os valores, basta ir a uma agência da Caixa levando um documento com foto.
O trabalhador que já faleceu, os herdeiros precisarão ir ao banco com a documentação de identificação do falecido, incluindo a certidão de óbito e a documentação que comprovem a condição de herdeiro ou dependente da pessoa falecida.
Todos os trabalhadores têm até 31 de maio de 2025 para resgatarem o saldo. Depois desta data os valores serão repassados para a União e não poderá mais ser retirados pelo trabalhador.
O pagamento do abono salarial PIS/Pasep foi adiado para o ano que vem. Na verdade, ele seria liberado em julho deste ano, porém, por uma decisão do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) após acordo entre governo, empresas e trabalhadores, transferiram o pagamento para 2022.
O calendário adiado é para quem trabalhou com carteira assinada em 2020. Esses trabalhadores vão ter que esperar pelo menos por seis meses para poderem retirar a grana. Existe a expectativa que em janeiro de 2022, a Caixa já libere o saque do abono salarial 2020.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…