O PIS/Pasep, abono pago aos trabalhadores brasileiros pode estar com os dias contados. O governo está mirando no abono salarial para conseguir viabilizar o novo projeto do governo, o Renda Brasil.
Para quem não sabe o Renda Brasil é a aposta do governo para atingir o publico mais necessitado do país. O programa virá como substituto do Bolsa Família e utilizará os dados do Auxílio Emergencial
O abono do PIS/Pasep em 2020 paga um valor de R$ 1.045 ou seja (um salário mínimo) e é destinado aos trabalhadores que recebem até dois salários (R$ 2.090).
De acordo com levantamento realizado pelo governo o Renda Brasil deve ter aproximadamente 40 milhões de beneficiários. Ou seja, o Renda Brasil vai contemplar os brasileiros de baixa renda que foram identificados com ajuda do Auxílio Emergencial.
Atualmente cerca de 22 milhões de trabalhadores brasileiros recebem o abono salarial. O valor pago é proporcional ao tempo trabalhado, onde quem trabalhou apenas um mês no ano-base recebe apenas 1/12 do salário mínimo e quem trabalhou os doze meses recebe o valor integral do salário mínimo. Além disso é necessário que o trabalhador esteja cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos.
A iniciativa do governo é unificar diversos programas sociais em um só. Além da criação de uma nova iniciativa de renda mínima permanente o que o tornaria mais abrangente que o Bolsa Família.
Veja quais benefícios podem ser unificados com o Renda Brasil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…