O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (8) que as operações via PIX alcançaram um novo marco histórico na última sexta-feira (5), movimentando R$ 119,4 bilhões em um único dia. Além disso, o número total de operações também atingiu um recorde, com 224,2 milhões de transações realizadas.
Os recordes anteriores foram registrados em 7 de junho, quando R$ 90,9 bilhões foram transacionados através de 206,8 milhões de operações via PIX.
“Os números destacam ainda mais a importância do PIX como uma infraestrutura digital pública, promovendo a inclusão financeira, inovação e concorrência nos serviços de pagamento no Brasil”, afirmou o Banco Central em comunicado.
Lançado em 2020, o PIX é um sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central. No ano passado, quase 40% das transações financeiras no Brasil foram realizadas através desse sistema.
Atualmente, o Banco Central está trabalhando em uma nova modalidade do sistema, chamada “PIX garantido”, que pode vir a substituir o cartão de crédito, oferecendo uma alternativa para parcelamento de compras. Conforme relatado pelo g1, os bancos já estão se antecipando e oferecendo a opção de parcelamento via PIX.
Essa modalidade está sujeita às regras de cada banco, podendo incluir a cobrança de juros e IOF.
Em outubro, o Banco Central planeja lançar duas novas modalidades de PIX: o PIX automático e o PIX agendado recorrente. Essas novas funcionalidades permitirão aos clientes agendar débitos para contas recorrentes, como energia, água e aluguel, por exemplo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…