PIX banco Central
O sistema de transação instantânea PIX do Banco Central do Brasil poderá parar de funcionar a partir desta sexta-feira, 1º de abril, em todo país devido à greve dos servidores do órgão financeiro.
Segundo o diretor de Política Monetária do Banco Central “Os servidores do BC encontram-se em paralisações parciais diárias e entrarão em greve a partir de primeiro de abril, o que prejudica o desempenho de vários processos da autarquia”.
O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, afirmou que as transações via Pix não vão parar de funcionar, afinal “ninguém vai apertar um botão vermelho ou tirar da tomada a operação”.
No entanto, conforme informou Faiada, os serviços como cadastramento de novas chaves, monitoramento e a manutenção do sistema vão ser atingidos com a paralisação dos servidores.
Nesta quinta, o Banco Central afirmou que possui planos de contingência para manter os sistemas essenciais para a população em pleno funcionamento.
Todavia o Sinal destacou que o Pix e demais atividades do Banco Central não estão presentes na Lei dos Serviços Essenciais que estabelece quais serviços não podem ser parados mesmo em caso de greve (Lei 7.783).
A greve foi definida no início da semana, e contou com 90% dos votos dos presentes. Vale lembrar que a greve não é surpresa, tendo em vista que já haviam relatos já há uns meses.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…