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PIX: Confira exatamente tudo que você precisa saber sobre esse novo meio de pagamento

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Em fevereiro de 2020, o Banco Central (BC) lançou em coletiva de imprensa o chamado PIX, um novo formato de pagamentos caracterizado como pagamentos instantâneos. Este novo formato estará disponível no Brasil em novembro de 2020.

Veja neste post o que é, como funciona o PIX e todos os detalhes sobre este método de pagamento.

Mas o que são pagamentos instantâneos?

Conforme o próprio Banco Central, o método PIX consiste em transferências monetárias que ocorrem em tempo real e que o serviço está disponível durante 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive finais de semana e feriados.

Essas transferências não necessitam de intermediários. Isto é, o débito ocorre diretamente na conta do pagador e credita diretamente na conta do recebedor.

Basicamente, a criação do PIX tem o objetivo de aumentar a competitividade e eficiência do ecossistema brasileiro de pagamentos de varejo.

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Como funciona o PIX?

Com o PIX será possível realizar pagamentos independentemente do horário e dia. Ou seja, poderá ser feito em feriados e finais de semana e sua liquidação ocorrerá em, no máximo, 10 segundos. Uauu!!

Veja o infográfico abaixo, reproduzido do site do Banco Central, e entenda melhor:

PIX banco Central

Poderão ser efetuados pagamentos de qualquer tipo e valor no PIX, incluindo:

  • Transferências entre pessoas (P2P);
  • Entre pessoas e empresas, incluindo e-commerces (P2B);
  • Entre empresas (B2B);
  • Pagamentos envolvendo o governo (P2G e B2G);
  • Folha de pagamento e benefícios sociais (G2P), pagamento de convênios ou outros serviços feitos pelo governo.

Um dos objetivos do BC é aprimorar a experiência, tanto dos pagadores quanto dos recebedores. Sendo assim, a realização de um pagamento instantâneo – PIX deve ser fácil,  simples e intuitiva.

Como resultado, os pagadores poderão efetuar seus pagamentos por três formas diferentes:

  • Por meio de um apelido, para identificar a conta transacional, não sendo mais necessário informar agência, conta e CNPJ/CPF. O apelido pode ser o número de telefone celular, CNPJ, CPF ou endereço de e-mail;
  • Por um QR Code estático ou dinâmico;
    •  QR Code dinâmico:
      • Único para cada transação;
      • É possível inserir outras informações, além do valor;
      • Facilita a conciliação e automação.
    • QR Code estático:
      • Pode ser usado para várias transações;
      • É possível definir um valor fixo ou a inserção de um valor pelo pagador;
      • Ideal para pequenas e médias empresas.
  • Além do near-field communication (NFC), isto é, tecnologias que possibilitam a troca de informações por aproximação.

Quais são os principais benefícios do PIX?

Antes de pontuarmos os benefícios, é importante ressaltar que o PIX irá fomentar a competitividade entre as instituições financeiras e vai estimular a entrada de fintechs. Este estímulo é fundamental para que melhores serviços e preços sejam disponibilizados para o cliente final.

Além disso, confira abaixo os principais benefícios do PIX:

  • Será possível realizar pagamentos instantâneos 24 horas por dia e 365 dias por ano;
  • O tempo de liquidação será de, no máximo, 10 segundos;
  • Mais prático e mais simples, pois é necessário somente um celular, dispensando maquininhas, cartões de crédito, cheque, cédulas e etc;
  • Não será mais necessário informações de agência, conta bancária e CNPJ/CPF, mas apenas um “apelido”;
  • Facilidade na conciliação bancária e automação;
  • Possibilidade de integrações com outros serviços disponíveis no celular;
  • O custo será reduzido, como resultado, tendo em vista que não é necessário intermediários.

Outras modalidades de pagamento disponíveis

Agora, além do PIX,  temos dois principais tipos de transferências disponíveis no sistema de pagamento brasileiro, são eles:

DOC – Que significa “Documento de Ordem de Crédito”. É um tipo de pagamento que possibilita a transferência monetária entre pessoas e empresas. Porém esse formato possui algumas características:

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  • Não tem valor mínimo;
  • Possui limite de R$ 4.999,99;
  • O crédito na conta do recebedor ocorre no dia útil seguinte à data de emissão (D+1);
  • Cada instituição estabelece um horário limite para a emissão de DOC, vale que ressaltar que, se efetuar o DOC após o horário limite, certamente o pagamento será creditado em D+2;
  • A instituição pode cobrar tarifa do remetente pela emissão.

TED – Que significa “Transferência Eletrônica Disponível”. Foi criada em 2002 pelo pelo Bacen, por meio da Circular N° 3.115. Este tipo de pagamento é mais flexível e possui características diferentes do DOC:

  • Não possui valor mínimo;
  • Não possui limite de valor;
  • O horário limite é definido pelas instituições, ou seja, respeitando o horário máximo determinado pelo fim de processamento do Bacen que é às 17h nos dias úteis. Após este horário, a TED pode ser agendada para o próxima dia útil;
  • A instituição pode cobrar tarifa do remetente pela emissão.

Para consultar todos os preços cobrados por cada instituição financeira, acesse o site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e selecione a instituição desejada.

Como serão as taxas do PIX?

Acima de tudo, as transferências serão feitas diretamente da conta do pagador para o recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que proporciona custos menores sobre a transação.

Conforme o BC, é obrigatório que o PIX seja gratuito para pessoas físicas, mas no caso de pessoas jurídicas é permitida a cobrança de tarifas.

Todas as instituições deverão aderir e oferecer o PIX?

As instituições financeiras ou de pagamentos que tiverem mais de 500 mil contas de clientes ativas deverão obrigatoriamente disponibilizar todas as funcionalidades para seus clientes. Porém as demais instituições poderão solicitar a participação do PIX.  Confira aqui as instituições que estão em processo de adesão.

A importância da marca

O BC tem reforçado a importância da marca criada pela própria autarquia. Isso se deve à preocupação de que não tenha equívocos nos pagamentos e transferências, dessa forma, o principal motivo da identidade visual criada.

Portando, vale ressaltar que o PIX não é um aplicativo. Ele é um meio de pagamento, assim como boleto, TED e DOC. Aprenda aqui como organizar seus pagamentos!

Origial por Conube

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Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?

Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

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Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.

A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento. 

Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno. 

Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.

Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.

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Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.

No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.

Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!

O que é a hora extra?

A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.

Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.

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Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.

A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.

Leia também:

Limite de horas extras por dia

O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.

Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.

Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?

É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.

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Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.

A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.

Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.

Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.

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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025

Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

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Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.

Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.

Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.

O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025

Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:

  • Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
  • 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
  • Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
  • 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.

Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:

  • Título de eleitor;
  • Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
  • Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).

Leia também:

Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?

  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
  • Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
  • Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
  • Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
  • Obteve ganho de capital  na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
  • Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
  • Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
  • Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
  • É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
  • Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
  • Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
  • Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.

O que acontece se não declarar Imposto de renda?

Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.

Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.

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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios

Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

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Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.

Planejamento e Organização

A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
 

Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
 

Quem Deve Declarar?

Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:

  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
  • Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
  • Ganho de capital na venda de bens;
  • Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
  • Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
  • Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Mudança de residência para o Brasil.

Vantagens da Declaração Pré-Preenchida

A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
 

Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção 

Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:

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  • Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
  • Omissão de rendimentos (27,8%).

Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
 

Prazo e Prioridade na Restituição

A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.

Evite Multas e Problemas Fiscais

Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
 

A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
 Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

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