Imagem por @jcomp / freepik
O Projeto de Lei 4699/20 determina a repactuação dos juros cobrados em dez linhas de crédito contratadas por produtores rurais instalados na região pantaneira dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O objetivo é reduzir o peso das dívidas agrícolas em virtude da seca e das queimadas que atingiram o Pantanal este ano.
A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, foi apresentada pelo deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS). “Os produtores da região passarão por dificuldades financeiras no próximo ano e o atraso nas prestações devidas de crédito rural pode já ser considerada uma realidade”, disse Dagoberto.
Pelo texto, os juros das linhas de crédito não poderão exceder a taxa Selic (hoje em 2% ao ano), acrescido de 3% sobre o valor concedido. Além disso, os empréstimos serão isentos do imposto que incide sobre operações financeiras (IOF).
A repactuação dos juros vale para as seguintes linhas de crédito: Programa de Incentivo à Irrigação e à Produção em Ambiente Protegido (Moderinfra), Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), Fundo Constitucional do Centro-oeste (FCO), Programa de Capitalização das Cooperativas de Produção Agropecuária (Procap-Agro), BNDES Agro, BB Investe Agro e financiamentos de custeio pecuário em geral.
Original de Agência Câmara de Notícias
Fonte: Dia Rural
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…