Imagem: Planalto / gov.br
Jair Bolsonaro marcou o seu retorno ao Brasil para esta quinta-feira (30). Isso acabou movimentando a segurança pública em Brasília. Justamente a cidade que foi alvo de atos de depredação provocados por bolsonaristas em 12 de dezembro de 2022 e em 8 de janeiro deste ano, vai ser o local onde o ex-presidente vai chegar às 7 horas da manhã do dia 30 de março.
Um dia antes da chegada de Bolsonaro à capital do país, foi montado um esquema de segurança nesta quarta-feira (29), na Praça dos Três Poderes, que foi reforçado com grades e policiamento.
Também o estacionamento no Palácio do Planalto foi fechado com grades, tendo controle ao acesso de servidores e visitantes. Em frente ao prédio estão paradas viaturas da Polícia Militar do DF, assim como militares do Exército equipados com escudos.
O Congresso Nacional será protegido por equipes da PM, e o prédio também já possui policiais legislativos e uma barreira de grades. O STF (Supremo Tribunal Federal, receberá proteção de militares e grades.
Leia Também: Confirmada A 1ª Parcela Do Auxílio Para Mães Solteiras No Valor De R$ 1.200?
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que a Polícia Federal prepara um esquema de segurança reforçada no Aeroporto de Brasília, local onde Bolsonaro desembarca na manhã desta quinta-feira (30). Os apoiadores do ex-presidente são esperados no aeroporto. Dino falou sobre os planos em audiência na Câmara dos Deputados, na terça-feira.
Na audiência, Flávio Dino foi questionado pelo deputado de oposição Carlos Jordy (PL-RJ) sobre a possibilidade de novos atos de vandalismo na chegada de Bolsonaro e quais medidas de prevenção seriam tomadas. O parlamentar sugeriu que a PF cuidasse do aeroporto e das imediações.
Dino disse que os governos federal e do DF estão se coordenando para dividir as responsabilidades. Segundo o ministro, o objetivo é impedir falhas como as que aconteceram em 8 de janeiro, causando uma verdadeira invasão das sedes dos Três Poderes no primeiro mês do ano.
“A Polícia Federal vai cumprir a Constituição e a lei. Quem faz policiamento fora do aeroporto é a PM do DF, está na Constituição”, afirmou Dino. “No aeroporto, sim, nós faremos [a segurança]”, garantiu Flávio Dino.
No que diz respeito ao aeroporto, existe uma expectativa que o desembarque de Bolsonaro seja marcado por tumulto e provoque um “nó” na malha aeroviária de todo o país.
O medo da segurança de Brasília é que a movimentação de apoiadores do político possa atrapalhar a logística de pousos e decolagens no aeroporto da cidade.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…