Designed by @freepik / freepik
O ano de 2020 vai chegando ao fim. Com ele, vem o balanço final das contas e o planejamento para 2021. Diante da pandemia e da incerteza econômica, foi desafiador para a maioria das empresas equilibrar os custos, despesas e investimentos.
Uma reflexão que cabe para o momento: “melhor é o final do que o início de uma estação, o mais importante não é como você começa, mas, como você termina”. Diante dessa frase, fica uma pergunta: como você e sua empresa vão finalizar o ano, em relação às finanças? O planejamento financeiro foi cumprido, perante um ano inesperado?
Sabemos que momentos de crise e mudanças trazem aprendizados, e adotar uma gestão profissional para o departamento financeiro da sua empresa, independente do segmento ou porte, deve ser prioridade. Não permita que a área financeira do seu negócio seja apenas um “depósito de informações”.
O Financeiro é como se fosse o “coração da empresa”, o “combustível” para as demais áreas. Com este departamento bem estruturado, você consegue analisar de onde vem a sua receita, avalia os custos e despesas, possíveis inadimplências e, até mesmo, como você gastou o seu tempo. Não dá para tratar esse setor apenas como um pagador e recebedor de contas.
Um financeiro saudável reflete positivamente nas demais áreas. Agora, se você sente que os meses passam com um aumento de trabalho e menos resultados, procure dar a devida atenção às finanças – o gargalo normalmente está nessa área.
A sustentabilidade e o futuro do seu negócio dependem de como você planeja e estrutura o financeiro. É ali que está o alicerce. Por exemplo, para contratar mão de obra, você tem que saber o quanto a empresa tem disponível para investir em pessoas que, consequentemente, também contribuirão para gerar resultados; para gerir os clientes você precisará medir a alocação de tempo em contratos e a lucratividade.
Qualquer estratégia a ser definida terá que passar pelos recursos disponíveis no departamento financeiro. Um setor capaz de transformar números exatos em informações valiosas, que contribuirão para a tomada de decisões e para o futuro da sua empresa.
Por Beatriz Machnick é contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…
A temporada do Imposto de Renda (IR) é um período crucial para escritórios contábeis, representando…
Em um mercado saturado, a diferenciação é a chave para o sucesso. Empresas contábeis que…
A saúde financeira de uma empresa reside, em grande medida, na eficiente gestão do capital…