Categories: DestaquesNews Yahoo

Planejamento financeiro para empresas contábeis

Quais quer que sejam as metas da sua empresa, para alcançá-las é fundamental fazer um planejamento.

Digamos que no cenário atual sua meta seja reter clientes, manter o faturamento ou até mesmo melhorar o desempenho em relação ao ano anterior.

Para isso é necessário conhecer muito bem a saúde financeira da sua empresa, fazer simulações e acompanhar o fluxo para saber se as coisas estão indo de acordo com o planejamento, caso contrário, tomar as medidas necessárias para voltar ao curso proposto.

Uma maneira de se fazer isso é com uma previsão das receitas e despesas com um período estipulado.

Por exemplo, sua empresa tem um valor razoável em caixa, então você quer aproveitar uma parte deste valor para fazer um investimento que irá comprometer o valor durante 2 anos.

Com uma previsão de 2 anos de receitas e despesas, você tem um panorama geral de como a empresa pode se comportar se analisar os casos mais sensíveis, como inadimplência, possível contratação ou demissão de funcionários, manutenções e imprevistos, para esse período, então preservar uma reserva em um investimento de rápida liquidez e o restante comprometer no investimento de médio prazo.

Apesar de este exemplo parecer uma coisa muito óbvia, se o gestor desses recursos na empresa, não estiver amparado com as ferramentas certas, não é nada simples fazer essas previsões.


Imagine fazer o levantamento de todos os fornecedores, mesmos os trimestrais, semestrais, esporádicos e assim por diante, juntamente com folha de pagamento, tarifas, impostos e etc…
Com as despesas levantadas, é hora de fazer o de receitas, apesar de ser mais fácil, pois estamos sempre de olho nas receitas, pode não ser tão simples assim.

Agora distribua tudo isso durante o período de previsão.

Pronto, já pode fazer o investimento?

Claro que não, você precisar fazer uma estratégia de comparar o previsto com o realizado, esse comparativo deve passível de análise por todo o período para que possa haver um controle no fluxo.

Se você conseguir fazer esse comparativo de maneira que isso não tome todo o seu tempo, você tem uma boa estratégia e agora sim você pode fazer o investimento.

O ideal é que todas essas informações sejam oriundas do seu sistema financeiro, melhor ainda se seu sistema financeiro fizer esse comparativo do previsto com o realizado.

Desta maneira, seja qual for sua meta, será muito mais fácil fazer um planejamento e ao mesmo tempo gerir o financeiro da sua empresa, podendo fazer com que o lucro oriundo do seu trabalho seja potencializado.

Conheça também o Neo Fatura, o sistema financeiro exclusivo para empresas contábeis desenvolvido pela Neo Solutions, capaz de emitir toda a sua cobrança com a fatura personalizada da sua empresa, boletos de carteira registrada homologada junto aos bancos e notas fiscais eletrônicas de serviços em mais de 400 cidades. Solicite uma demonstração

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

15 minutos ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

1 hora ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

1 hora ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

1 hora ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

1 hora ago

Alerta geral para número de WhatsApp! Novos apps podem te banir

Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…

1 hora ago