Categorias NegóciosNews Yahoo

Planejamento mercadológico: Veja sua importância durante e pós-pandemia

Com a economia assustadoramente caótica, os negócios se veem diante da necessidade de rever planos, de reorganizar processos, de repensar atuação no mercado.

As dificuldades levam às mudanças e nesse cenário não há muito tempo para a tomada de decisões.

Com mais de 35 anos no mundo corporativo e atuando desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, ajudando as empresas, inclusive, a se reinventarem no mercado, hoje trago um artigo sobre a importância do planejamento mercadológico, inclusive, em cenário de crise devido à pandemia.

Quando se fala em “mundo empresarial”, estamos nos referindo desde o micro ao grande empresário e o planejamento, de um modo geral, funciona como “análise antecipada” das atividades que precisam ser desempenhadas, além dos objetivos que serão alcançados e de quais serão os objetivos prioritários e os secundários.

A função do planejamento é dar à empresa a possibilidade de se organizar ou de se reorganizar a partir das análises realizadas, ainda mais diante de um cenário de caos e paralisação econômica, como esse que tem sido vivenciado.

Advertisement
publicidade

A empresa consegue, com base no planejamento, se organizar com base no que ocorre no momento.

Empresas não podem enfrentar crises sem enxergar o futuro e não se trata de um “plano de adivinhação”, se trata de uma ciência, que permite às empresas estarem preparadas para lidar com quaisquer adversidades.

O planejamento estratégico engloba três planejamentos específicos: planejamento mercadológico/comercial, planejamento operacional e planejamento administrativo/financeiro.

Planejamento mercadológico durante e pós-pandemia

O planejamento mercadológico envolve as análises de mercado. O ramo de atuação da empresa precisa ser constantemente estudado, em um cenário de crise, por exemplo, como está o mercado dentro do segmento de atuação da sua empresa?

Em um mercado em alta, o cenário é apropriado para maiores investimentos, em caso oposto, é preciso aguardar respostas quanto à economia.

Advertisement
publicidade

Resumidamente, o planejamento mercadológico envolve o conhecimento sobre qual o mercado que o negócio deverá atingir, sobre quais produtos serão comercializados, de que maneira serão vendidos, qual o tipo de pagamento e prazos, etc.

Considerando o cenário atual, esse planejamento envolve a situação atual do mercado, receptividade para o produto oferecido, se seria interessante interromper a produção de produtos de linhas que vendem menos do que o esperado, etc.

O planejamento mercadológico é o conjunto de estratégias focadas em posicionar o seu negócio para que tenha melhor performance empresarial e melhores resultados financeiros.

A maioria das empresas hoje vivencia as consequências de não ter realizado um bom planejamento administrativo/financeiro, de não ter se preocupado com a tese do número 6, citado no artigo.

Por que o empresário precisa ser Antifrágil em meio à crise? Não importa o tamanho da empresa, é fundamental se preocupar em como tem sido realizada a gestão financeira do negócio.

Hoje, fala-se no mundo pós-pandemia e em possíveis tendências e as redes sociais ainda representam um dos canais mais importantes daqui para frente para que as empresas consigam se comunicar e crescer on-line.

Advertisement
publicidade

O uso dessas redes democratiza e influencia as decisões do consumidor por produtos e serviços de um negócio.

Para quem ainda não consegue compreender bem sobre o que compõe o planejamento mercadológico, gosto de exemplificar que um plano de marketing, um plano de marketing digital e um plano de vendas, fazem parte deste tipo de instrumento de gestão.

A logística também compõe este plano, afinal, como o produto vai chegar, como será entregue e em quais condições, assim como será a experiência do cliente com o produto, também faz parte do planejamento mercadológico.

Vejo muitos casos no atendimento em consultoria, de empresas que realizam um ótimo trabalho de atendimento ao cliente, mas a entrega do produto é realizada por pessoas não preparadas, que atendem mal, ou seja, o relacionamento do cliente com a empresa é prejudicado.

O planejamento mercadológico também tem como função não deixar arestas, ou seja, prevenir falhas. O bom atendimento precisa ir desde a compra até a pós-venda, ou seja, pensar em quem será responsável pela entrega também é indispensável.

Advertisement
publicidade

O cliente é o dono do seu negócio. Olhe o mercado, desenhe o mercado. Toda a cadeia que tem contato com o cliente, que faz parte do planejamento mercadológico, precisa estar muito bem treinada e saber lidar com diversas situações.

Por Carlos Moreira, Há mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing).

Esther Vasconcelos

Compartilhe
Publicado por
Esther Vasconcelos

Notícias recentes

Serasa: negocie suas dívidas com até 99% de desconto pelo telefone

Sem sair de casa será possível se livrar das dívidas com até 99% de desconto…

18 de março de 2025

Código de Barras: Entenda, Escolha e Compre para Sua Empresa

Você já se questionou por que cada produto que encontra no supermercado, na farmácia ou…

18 de março de 2025

EFD Contribuições: tudo sobre essa obrigação que vence HOJE (18)!!

Trata-se de um arquivo gerado pelas pessoas jurídicas de direito privado para escriturar as contribuições…

18 de março de 2025

ECD e a ECF: você sabe a diferença entre as duas?

Estas siglas costumam gerar muitas dúvidas. Entenda a finalidade de cada uma

18 de março de 2025

Mora sozinho? Veja qual é o novo benefício no Caixa Tem

Quem mora sozinho pode ater acesso a um dinheiro extra por meio de programas sociais…

18 de março de 2025

Milhões terão acesso a crédito no cartão Caixa Tem; como entrar na “fila”

Uma nova opção de crédito pode se abrir para os correntistas regulares que possuem o…

18 de março de 2025

Quer empreender? Como a Reforma Tributária pode ajudar novos empresários

Empreendedores terão algum tipo de vantagem coma Reforma Tributária? A resposta para essa pergunta pode…

18 de março de 2025

Alerta geral: BC informa primeiro problema envolvendo chaves Pix

Pelo menos 25 mil chaves Pix vazaram no primeiro incidente registrado neste ano, de acordo…

18 de março de 2025

Caixa inicia HOJE pagamentos do Bolsa Família de março. Confira!

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que atende milhões de famílias…

18 de março de 2025

Isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil apresentada; vale para este ano?

Nova proposta do governo planeja ampliar a isenção do imposto de renda para mais pessoas,…

18 de março de 2025

Aprenda como baixar e utilizar o programa do Imposto de Renda

Aprenda como baixar e utilizar o Programa Gerador de Declaração (PGD) do Imposto de Renda…

18 de março de 2025

Hobbies que ajudam contadores a desenvolver foco e raciocínio

Um estudo mostra que 90% dos contadores investem em aprendizado contínuo. Porém, apenas 30% praticam…

18 de março de 2025

This website uses cookies.