Contabilidade

Planejamento tributário: como funciona e quais são as suas finalidades?

No Brasil existem vários tipos de empresas, cada uma com suas particularidades. Algumas possuem um sistema de tributação mais simplificado que outras, por isso é muito importante fazer um planejamento tributário. Esse planejamento é um método que tem o objetivo de encontrar formas legais para diminuir a carga tributária da empresa.

Estar em dia com todos os deveres fiscais e tributários não é algo fácil para muitos empresários, mas os gestores podem ter a contabilidade como aliada. 

Finalidades do planejamento tributário

Quando o planejamento tributário é executado de forma eficaz, pode ajudar na redução de impostos, arrecadações e taxas. Esse procedimento é autorizado pela legislação, mas muitos empresários desconhecem essa possibilidade e acabam pagando impostos em excesso.

Outra vantagem que o planejamento tributário pode assegurar é o adiamento do pagamento e de multas.

Importante: Para conseguir essas vantagens é preciso que o empresário conte com uma assessoria contábil.

Confira abaixo uma lista com os objetivos do planejamento tributário e a explicação de cada um:

  • Aproveitamento dos incentivos fiscais – Em alguns casos, os empresários pagam mais taxas do que o previsto, isso pode acontecer por causa da falta de planejamento tributário. Com o planejamento é possível enxergar outras oportunidades, como: incentivos fiscais determinados pela lei para algumas categorias de atividades;
  • Adiamento de pagamento de impostos e multas – Vários empresários acumulam dívidas por causa dos altos impostos e das multas. Isso afeta muito o capital de giro, podendo até acabar com ele e prejudicar bastante o negócio. O que muitos não sabem é que a lei pode autorizar o adiamento do pagamento desses débitos. Com o planejamento tributário, os pagamentos podem ser efetuados, através de regimes de caixa, onde os registros são realizados a partir da data de pagamento, ou então, de competência, onde os registros são feitos na data da ocorrência. Assim o governo pode receber o pagamento desses impostos depois da retenção da quantia comercial pela empresa, isso ajuda a melhorar o capital de giro.
  • Melhor escolha do regime de impostos – Os impostos podem representar cerca de 30% dos lucros da empresa, por essa razão a escolha do regime tributário é algo tão importante. Cada categoria possui suas características e regras.

Como fazer um planejamento tributário?

O planejamento tributário para microempresas e empresas de pequeno porte é realizado através da coleta de informações sobre o empreendimento e de uma assessoria contábil.

As empresas maiores podem contar também com a assessoria jurídica.

Vale destacar, que o diálogo entre o empresário e a assessoria deve ser transparente, pois a partir dele serão apresentadas as metas  e as questões importantes para o negócio. Desse modo a assessoria poderá traçar uma estratégia para o desenvolvimento da empresa

Pontos que serão avaliados na coleta de dados:

  • Porte do negócio;
  • Enquadramento tributário;
  • Atividades da empresa;
  • Questões operacionais, contábeis, administrativas e financeiras;
  • Tipos de produtos e serviços comercializados.

Importante: Todas as atitudes tomadas referentes ao planejamento tributário são baseadas na lei vigente.

Por: Ana Flavia Correa 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

10 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago