Para ajudar aqueles que estão sofrendo com os impactos da redução de salário ou desemprego, preparamos algumas dicas que podem servir para organizar gastos diários. Confira:
- Registre todo o custo de vida, para analisar o que pode ser reduzido e os gastos que são essenciais. Faça anotações de todos os gastos para entender como o dinheiro é utilizado e a identificar as suas saídas. Separe todos os gastos por categorias, como por exemplo:
- Moradia (água e luz);
- Alimentação (supermercado);
- Telefonia (celular, internet e tv por assinatura);
- Transporte (ônibus, combustível, Uber);
- Saúde (medicamentos, planos, consultas);
- Educação ( escola, creche, cursos);
- Roupas e acessórios;
- Com o entendimento dos valores listados, você terá a total consciência de como utiliza seu dinheiro. A partir daí, poderá traçar metas para não se sentir sufocado pelas contas, bem como fazer cortes de gastos desnecessários e mudar alguns hábitos.
- Comece a cortar o é considerado gasto extra e reduzir cursos ao mínimo possível

- Elaborar uma planilha financeira é uma ferramenta importante para o planejamento, devem ser registrados gastos à curto, médio e longo prazo
- Trabalhe com uma renda fixa: saiba o valor de toda sua renda mensal
- Utilize um aplicativo financeiro. Dá para facilitar essa tarefa com apoio de ferramentas específicas. Não falta são aplicativos especializados nessa área. Veja, abaixo, alguns deles:
Aplicativos
- Organizze (gratuito e pago): é um aplicativo de gastos fácil de ser utilizado, basta adicionar os ganhos e gastos, deve ser feito manualmente;
- Guiabolso (controle financeiro gratuito): se conecta aos dados das suas contas bancárias e cartões e organiza todos os gastos num só lugar;
- Mobills (gratuito e pago): possui um cadastro de despesas e uma interface que te ajuda a atingir seus sonhos;
- Moni (gratuito, mas só pra iOS): basta registrar as despesas em um botão vermelho com o símbolo de negativo (-) e lançar as receitas num botão verde com símbolo de positivo (+);
- Minhas Economias (gratuito): após o cadastro na plataforma, é possível organizar as contas pessoais e planejar orçamentos;
Renegociação e Oportunidades
Depois de colocar sua vida financeira em ordem, é preciso renegociar aquelas dívidas antes de assumir novos compromissos. Lembre-se de se organizar para pagar um valor mensal baseado em seu orçamento.
Também faça o uso consciente de cartões de crédito para evitar novas dívidas e organize principalmente a data de sua fatura, para não correr o risco de pagar juros ou multas por atraso.
A organização destes detalhes traz oportunidades para quem tem interesse em crédito e investimentos, pois, muitas pessoas tem conseguido juntar recursos financeiros por meio de investimentos o que resulta na criação de reservas.
Mas para isso, a orientação é ser disciplinado: tenha o hábito de guardar pequenas quantias e com o tempo, a tendência é de que esses valores cresçam e, dentro do planejado, essas dicas te ajudarão a realizar seus sonhos.
Por: Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp