Designed by @Art_Photo / shutterstock
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou, nessa segunda-feira (20/07/20), planos para estímulo à aposentadoria para os servidores.
O objetivo é alcançar aproximadamente 10% do seu quadro atual de empregados, que é de 2623 pessoas.
Poderão solicitar pelo plano, os empregados do quadro próprio que tenham menos de 75 anos e já estejam aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou que tenham reunido até 30 de julho deste ano todas as condições necessárias para se aposentar pelo INSS.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social prevê desligamento na modalidade de demissão consensual prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que oferece 50% do aviso prévio indenizatório e 20% sobre o saldo para fins rescisórios do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Sendo assim, na adesão o empregado receberá do banco um incentivo financeiro equivalente a 0,6 salário para cada 30 dias que faltarem para a obtenção do benefício integral de complementação de aposentadoria pela Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES.
O BNDES adiantou que quem for desligado por meio deste plano vai continuar vinculado ao Plano de Assistência e Saúde e que se estende ao seus dependentes também.
O objetivo deste plano é diminuir despensas, pois, de acordo com os cálculos, caso todos os empregados optarem pelo plano, haverá uma economia nominal anual de aproximadamente R$ 190 MILHÕES, podendo chegar à 950 milhões em cinco anos.
O BNDES oferecerá o programa “NOVOS TEMPOS”, que será uma etapa de preparação à aposentadoria conduzido por consultoria especializada, com o objetivo de auxiliar na transição de carreira dos empregados que aderirem ao plano.
Além disso, antes do desligamento o empregado participará de um ciclo de transmissão do conhecimento, que é organizada pela Área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional do Banco, para compartilhamento de experiências e treinamento.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou um pronunciamento nesta segunda-feira em cadeia de…
Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…