Categories: + LidasDestaques

PME: entenda o conceito de classificação de porte de uma empresa

PME é o acrónimo de pequena e média empresa, uma sigla bastante utilizada para classificar o porte de uma empresa. A classificação em relação ao porte de uma empresa está ligada ao número de trabalhadores empregados e o seu rendimento anual.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

A PME é um tipo de empresa, que tem grande importância para economia do país. Ela é responsável por um considerável número de geração de postos de trabalho. Nessa mesma categoria, também constam as microempresas que são as menores de todas.

Para ser considerada uma PME, a empresa precisa ter de 50 a 99 empregados em casos de comércio ou prestação de serviço. Já para as indústrias, esse número vai de 100 a 499 empregados. Possui um limite de receita bruta anual acima de 2.400.000 reais.

Os desafios de crescimento da PME

Toda grande empresa, para chegar a esse nível, começou com uma ideia. Depois um plano de negócios, um começo ou até mesmo um sonho. Da mesma forma, toda grande empresa também já foi uma PME e já enfrentou diversos desafios para conquistar o crescimento.

Para obter bons resultados no crescimento de uma PME é essencial conhecer e entender bem a legislação  e de que forma a tributação pode estar do seu lado. Hoje há uma legislação que simplifica muito a vida de uma Pequena e Média Empresa. Essa legislação é conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte ou Lei Geral. O objetivo dessa legislação é regulamentar o tratamento favorecido, simplificado e diferenciado a MPE’s.

Além de incluir no Simples Nacional, a lei também fomenta o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios. O Simples Nacional é um regime tributário facultativo, que visa facilitar a vida das empresas em fase de crescimento. Aquelas que têm o faturamento de até 3,6 milhões por ano têm a escolha de se manterem ou optar pelo Simples Nacional.

Toda PME sonha um dia, em ser uma grande empresa. Quanto mais uma empresa cresce, mais cresce a necessidade de ter total controle dos processos. Para aqueles que querem garantir o aumento da produtividade e o crescimento da sua empresa, investir em um sistema de gestão é a solução.

Via Siac

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

5 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

5 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

5 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago