Negócios

PMEs preveem alta superior a 20% no Dia dos Pais

O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, ouviu mais de 7 mil pequenos e médios empreendedores sobre a expectativa de vendas para o Dia dos Pais. A grande maioria (89%) afirmou que está otimista em relação à data comemorativa. Principalmente os bares e restaurantes (32% dos participantes da pesquisa), seguido por lojas físicas e online, que vendem itens de calçados e acessórios (10% dos respondentes).

Leia também: Cinco Dicas Para Campanhas De E-Mail Marketing No Dia Dos Pais

“Destes pequenos e médios empreendedores, quase 1/3 espera um crescimento de 20% nas vendas nesse período, enquanto 31% e 11% estimam um incremento de vendas em até 10% e em até 15%, respectivamente”, conta Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para empresas do Mercado Pago.

Leia também: Conheça 6 Importantes Tendências Do E-Commerce Para 2023

A aposta para vender mais na data está no tíquete-médio maior: 32% dos entrevistados esperam que os presentes, sejam estes experiências ou produtos, tenham um valor médio de R$300. E, para alavancar as vendas na data, as PMEs estão preparando, principalmente, ações promocionais, como descontos progressivos e pacotes de produtos com valores mais baixos.

Imagem: freepik

“Entre as ações para atrair mais clientes, quase ⅓ deles estão usando a tática de descontos progressivos: quanto mais comprar, maior será o desconto, 24% estão criando pacotes de produtos diversos com valores mais baixos e 21% estão usando o tradicional compre um e leve dois”, conta o executivo.

Em relação a preparação quanto aos meios de pagamento para garantir as vendas, das PMEs que têm negócio físico, 95% afirmam que utilizam maquininha de cartão e acreditam que esse é o meio mais rápido para vender. Além disso, 70% acreditam que a agilidade do pagamento por aproximação e preferência dos clientes pelo meio de pagamento são grandes aliados para aproveitar a sazonalidade e ampliar a conversão.

“As PMEs, cada vez mais, olham para as necessidades de seus clientes e investem em melhorias para atendê-los. Aceitar cartão, por exemplo, acaba sendo um fator de decisão de compra do consumidor. Para comprar um presente, o cliente geralmente considera se é possível parcelar a sua compra”, reforça Davanço.

Nesse contexto, é justamente o cartão de crédito a grande aposta dos lojistas. Para 46% deles, essa será a principal forma de pagamento para o período. Logo em seguida, aparece o Pix,  mencionado por 34% dos pequenos e médios empreendedores.

O Mercado Pago, o banco digital do Grupo Mercado Livre e uma das maiores fintechs da América Latina, oferece soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios para mais de 64 milhões de usuários únicos na região.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

11 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

14 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

21 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

21 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

21 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

21 horas ago