Categories: DestaquesPolícia

Polícia investiga falsários que reabriam empresas fantasmas, dois escritórios contábeis estão envolvidos

Mandados são cumpridos no Estado, Tocantins e Goiás contra os crimes de fraude processual, falsidade ideológica e associação criminosa

A Polícia Civil realiza nesta quinta-feira a segunda etapa de uma Operação para coibir fraudes na Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs). Falsários são investigados por usar empresas fantasmas em práticas ilícitas no Estado e também em outras partes do país. As informações são do blog Caso de Polícia.

Na primeira etapa da ação, em julho deste ano, descobriu-se que pelo menos 20 empresas foram reabertas com pedido de alteração de sócios. Na verdade, criminosos usaram indevidamente os nomes dos antigos donos, alguns até já falecidos.

Agora, o objetivo é descobrir o motivo pelo qual essa fraude estava ocorrendo no RS, em Tocantins e em Goiás. No entanto, a polícia apura que as empresas eram utilizadas para participar de licitações e para fazer empréstimos, entre outros.

Operação

Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública e Ordem Tributária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpriram três mandados de busca e dois de condução coercitiva no RS, no bairro Alto Petrópolis, em Porto Alegre, e em Alvorada. A ação ocorreu em duas residências e no local onde funciona a empresa de fachada.

No Tocantis, foram cumpridos dois mandados de busca e um de condução coercitiva nas cidades de Pium e Paraíso de Tocantins. Em Goiás, foram dois mandados de condução coercitiva e quatro de busca em Goiânia, mais seis mandados de busca em Aparecida de Goiânia e outros dois em Senador Canedo.

Fraude

O delegado Daniel Mendelski, responsável pela apuração, diz que cinco suspeitos foram identificados após serem descobertos dois escritórios de contabilidade que faziam parte do esquema. Eles usavam documentos falsos para reabrir as empresas na Jucergs. Os antigos donos não sabiam do fato e alguns até já tinham falecido. A Junta Comercial desconfiou das ações e procurou a polícia.

Descobrimos, por exemplo, que um falsário de Tocantins utilizou uma empresa que estava fechada há anos na cidade de Rio Grande, sendo que os dois antigos sócios já estão até mortos — destaca Mendelski.

Segundo o Deic, falsários do RS e também de fora do estado estavam reabrindo empresas gaúchas. Por isso a chamada “Operação Bartolomeo II” é realizada com apoio de agentes de Goiás e de Tocantins. A próxima etapa do trabalho é contabilizar o prejuízo e identificar a finalidade desta fraude, apesar da suspeita de ser para a participação de licitações e para a obtenção de empréstimos.

Os crimes são de fraude processual, falsidade ideológica e associação criminosa. (Via Zero Hora)

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

15 minutos ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

1 hora ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

1 hora ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

1 hora ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

1 hora ago

Alerta geral para número de WhatsApp! Novos apps podem te banir

Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…

1 hora ago