Chamadas

Por que o atual ministro do trabalho é contra o saque-aniversário?

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) virou alvo do novo ministro do Trabalho, que está intencionado a acabar com a modalidade. Luiz Marinho (PT) pretende propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o FGTS volte a ser sacado somente dentro das regras do programa.

Neste caso, o trabalhador voltaria a sacar o fundo somente em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria ou compra da casa própria.

Leia Também: 5 alimentos responsáveis por aumentar a oleosidade da sua pele

Mas segundo Marinho, antes de falar com o presidente, irá levar a discussão desse tema ao Conselho Curador do FGTS e às centrais sindicais. De acordo com o ministério, o saque prejudica o propósito do FGTS, que é dar segurança financeira em caso de desemprego, ou ajudar na compra da casa própria e na aposentadoria, por exemplo. 

“O ministro Luiz Marinho vai propor ao presidente Lula que seja proibido o saque dos recursos do fundo na data de aniversário. Antes disso, vai levar a discussão desse tema ao Conselho Curador do FGTS e às centrais sindicais”, informou o Ministério do Trabalho, em nota.

Quando foi criado o saque-aniversário?

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado em abril de 2020 para alavancar a economia do país. Para acabar com a modalidade será necessário criar uma nova lei para que a anterior deixe de valer.

O saque-aniversário permite ao  trabalhador retirar uma vez por ano, no mês de seu aniversário, parte do saldo de sua conta no Fundo de Garantia. Quanto menor o saldo, maior o percentual de retirada permitido. Lembrando que a modalidade é opcional.

O valor do saque varia conforme uma alíquota, que vai de 5% até 50% do saldo. É possível ainda usar o saque-aniversário como garantia para contratar empréstimos.

A desvantagem ao aderir à modalidade

A pessoa que aderir a modalidade do saque-aniversário, quando for demitido sem justa causa, não poderá sacar o valor total do FGTS. Recebendo apenas a multa rescisória de 40%.

Leia Também: Lula vai voltar com a Contribuição sindical em 2023?

A pessoa que desistir do saque-aniversário só poderá voltar à modalidade anterior (conhecido como saque-rescisão) depois de dois anos.

Cerca de 28 milhões de trabalhadores já aderiram à modalidade do saque-aniversário, sacando o total de R$ 12 bilhões por ano.

O trabalhador que optar pelo saque-aniversário terá três meses para sacar seus recursos – o mês de seu aniversário e os dois meses seguintes.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

8 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

9 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

15 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

15 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

15 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

16 horas ago