Categories: ChamadasNews Yahoo

Por que optar por um planejamento previdenciário?

Planejamento previdenciário

Com mudanças na Previdência Social em vista é fundamental que as pessoas que desejam aposentar-se com melhores condições façam um planejamento previdenciárioadequado visando obter o melhor benefício possível e cumprir os requisitos do INSS que são bastante extensos.

O planejamento previdenciário deve ser realizado por um profissional, mas inicialmente, é preciso entender do que se trata e quais as vantagens dessa opção.

O que é planejamento previdenciário?

O planejamento previdenciário consiste em um serviço para organizar e preparar a pré-aposentadoria com o objetivo de garantir que o trabalhador se aposente mais rapidamente e recebendo o melhor benefício disponível para a situação dele.

O processo de aposentadoria já exige o cumprimento de diversos requisitos e, em breve, eles podem ser atualizados, o que gera muitas dúvidas quanto aos critérios que devem ser cumpridos, taxas e documentos para comprovação.

O não planejamento do benefício pode fazer com que o trabalhador, mesmo com direito ao recebimento da aposentadoria, tenha o benefício negado devido à falta de documentação. Assim, essa atenção previa permite que ele contribua para receber a aposentaria como planejado.

Outra situação que demanda atenção e planejamento previdenciário é a aposentadoria especial. Além de atuar em uma função que garanta esse direito, o trabalhador deve assegurar que possui a documentação exigida pelo INSS para comprovar a excepcionalidade do caso e obter o direito em menos tempo.

A organização para solicitação do benefício é bastante burocrática, exigindo atenção aos mínimos detalhes por parte do trabalhador. Pode ocorrer de, por falta de conhecimento, se planejar para receber um valor e acabar com um inferior, o que pode prejudicar todo o planejamento da aposentadoria.

Qual a importância desse planejamento?

Ao entender o que é o planejamento previdenciário é possível verificar que ele é importante para assegurar o acesso do trabalhador ao direito de aposentadoria e também para que esse seja no valor adequado e esperado pelo beneficiário.

O processo evita erros e problemas na obtenção do benefício que poderiam dar prejuízo ao trabalhador. Por exemplo, se o prazo correto para cumprir o tempo de contribuição é fevereiro, mas o trabalhador inicia o processo em janeiro. Mesmo que o processo encerre em julho, o benefício será negado pelo erro na data de abertura da solicitação.

Dessa forma, o trabalhador perderá o benefício que teria direito entre fevereiro e julho, pois mesmo se demorar meses para a conclusão do processo, o aposentado recebe o valor retroativo.

Portanto, o planejamento previdenciário é fundamental para que o trabalhador não cometa esses erros no momento da solicitação do processo ou tenha falta de documentos que impeçam a concessão do benefício.

O que se faz em um planejamento previdenciário?

No planejamento previdenciário são realizados todos os cálculos necessários para determinar quando o trabalhador terá direito ao benefício, considerando tempo de contribuição, idade, tipo de atividade, cumprimento de requisitos específicos, etc.

O profissional responsável vai levantar as diferentes opões de aposentaria e as vantagens e desvantagens de cada tipo para buscar a melhor opção para o trabalhador. O planejamento baseia-se no cálculo do tempo de contribuição, cálculo do valor do benefício e prospecção de possibilidades.

Além disso, com uma procuração, o profissional de confiança poderá buscar os documentos complementares que faltam para que a aposentaria seja possível.

O mais indicado é que esse planejamento seja realizado pelo contador ou pelo especialista em advocacia previdenciária. No entanto, o contador pode ater-se apenas aos valores de contribuição e benefício, enquanto o advogado oferece um atendimento mais completo.

A duração do processo depende da complexidade do caso, no entanto, o advogado poderá fazer todo o levantamento necessário em poucas semanas. Nesses casos, em geral, os custos são referentes apenas aos honorários do profissional, sem necessidade de pagamento de taxas legais.

Portanto, o planejamento previdenciário realizado por um escritório de advocacia especialista em direito previdenciário tem muito a beneficiar os trabalhadores interessados em organizar a questão da aposentadoria antes de dar entrada na solicitação do benefício ou mesmo anos antes para verificar as diversas possibilidades.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Escala 6×1 será protocolada e segue para análise nas Comissões da Câmara

O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…

1 hora ago

Faltar no trabalho para pular Carnaval é motivo de demissão por justa causa?

Os foliões estão ansiosos com a chegada do Carnaval 2025. As festas relacionadas à data…

1 hora ago

Imposto de Renda 2025: Cuidados Essenciais para Contadores na Era da IA

A declaração do Imposto de Renda (IR) é um rito anual que exige atenção redobrada,…

2 horas ago

Como fica o funcionamento de bancos, correios e INSS durante o Carnaval?

Nesta semana o Brasil celebra o início oficial do Carnaval 2025, com a folia tomando…

2 horas ago

IR 2025: Não Deixe Seus Dependentes te Levar para a Malha Fina

Com a proximidade do prazo para a declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes se…

2 horas ago

Os desafios da implementação do IVA no Brasil

O Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), recentemente aprovado na reforma tributária, levanta diversas questões sobre…

2 horas ago