A Sociedade Limitada (LTDA) e a Sociedade Anônima (SA) são os dois tipos de empresas mais comuns no Brasil, sendo que o primeiro é o mais escolhido entre os empreendedores. Entretanto, se os gestores desejam maximizar o desenvolvimento do negócio, deverão fazer a transformação de uma empresa LTDA para SA.
Aprofunde-se no assunto com esta leitura. Aqui explicamos as diferenças entre as empresas LTDA e SA, como alterar o tipo empresarial do primeiro para o segundo e qual a importância de fazê-lo. Boa leitura!
Como se constitui uma LTDA e uma SA?
LTDA
Na sua abertura será preciso elaborar o contrato social, documento que traz as cláusulas sobre administração, distribuição de lucros, entradas e saídas de sócios etc.
Ele deve ser assinado por um advogado, e também é crucial ter o apoio de um contador para registrar os livros e entregar as obrigações. As principais características da LTDA são:
- legislação: Código Civil;
- capital social: são definidas cotas e distribuídas entre os sócios;
- responsabilidade: limitada à participação de cada um deles;
- voto: proporcional ao número de cotas.

SA
O documento hábil para abrir uma SA é o estatuto social, que definirá suas atividades de forma precisa e completa. Ele também deve ser assinado por um advogado e é necessário o apoio do contador para realizar as obrigações fiscais e contábeis. As características da SA são:
- legislação: lei 6.404/76;
- capital social: dividido em ações;
- responsabilidade: limitada ao preço de suas ações;
- voto: garantido aos detentores de ações originárias nominativas.
Esse tipo de empresa ainda pode ser de dois tipos:
- fechada: somente podem vender ações de forma direta para um interessado;
- aberta: podem negociar ações com investidores no mercado de valores mobiliários (como bolsa de valores).
Como fazer a transformação de LTDA para SA?
A seguir, redigimos um passo a passo para fazer essa transformação legalmente.
Constatação na ata da assembleia
Primeiramente, é preciso formar uma assembleia geral extraordinária para decidir pela transformação, a votação deve ser unânime (salvo se previsto no contrato social que a decisão pode ser feita pela vontade da maioria). Na ata da assembleia deve conter o novo estatuto social, em que serão eleitos os administradores e diretores.
Decisão entre capital fechado ou aberto
Na mesma reunião, deve ser decidido se a SA terá capital fechado ou aberto. No caso da segunda opção, é preciso ter o registro de emissões de títulos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), bem como a intermediação de alguma instituição financeira para comercializar as ações.
Arquivamento na Junta Comercial
Nessa etapa é preciso arquivar o estatuto social e ata na Junta Comercial do seu Estado e anexar o restante da documentação exigida pelo governo, como:
- boletim de subscrição (se não estiver inserido na ata);
- certidões negativas de débito.
Por fim, devem ser feitas as publicações obrigatórias, como jornais de grande circulação e diários oficiais.
Qual é a importância de transformar uma LTDA em SA?
Há diversas vantagens conquistadas pela empresa ao realizar a transformação. A mais evidente delas é a possibilidade de comercializar ações no mercado de capitais, se aberta, já que isso facilita a aquisição de investimentos. Entre outros benefícios estão:
- dispensa da integralização e subscrição de capital social;
- não há obrigação de designação de perito para avaliar os bens sociais, pois já integram a empresa;
- criação de um conselho de administração que supervisiona as atividades dos diretores;
- viabilidade de firmar um acordo de acionistas, documento que traz mais segurança e previsibilidade na condução da companhia;
- a responsabilidade do sócio que for contraída na época que era LTDA poderá ser mantida após a transformação.
Apesar de existirem custos para fazer a transformação da LTDA para SA, trata-se de um processo bastante vantajoso para o desenvolvimento da empresa, mas é crucial contar com um serviço especializado para prevenir erros e obter os melhores resultados e orientações.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Formma Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp