Foi publicada nessa semana a Nota Técnica 2016/001, que estabelece a padronização de unidades de medidas na emissão de NF-es relacionadas ao comércio exterior.
De acordo com o Portal da Nota Fiscal Eletrônica “Esta nota técnica tem como objetivo adequar a NF-e ao Projeto do Portal Único do Comércio Exterior, padronizando a Tabela de Unidades de Medidas Tributáveis no Comércio Exterior, conforme o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) da mercadoria a que se refere, com base nas unidades recomendadas pela Organização Mundial de Aduanas (OMA).”
A OMA, por sua vez, é a única organização internacional intergovernamental que trata de procedimentos aduaneiros concernentes ao comércio entre os países.
Cabe ressaltar que a atualização da Tabela de Unidades de Medidas Tributáveis serão aplicadas tão somente nas operações envolvendo o comércio exterior, sendo que não possui nenhuma vinculação com a atualização da Tabela de Unidades Comerciais, que se encontra em estudos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…