Categories: CLTDestaques

Portaria estabelece feriados nacionais e pontos facultativos em 2018

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, divulgou por meio da Portaria n° 468, publicada na Seção 1 do Diário Oficial da União, o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2018. As datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

A portaria estabelece ainda que os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados poderão ser compensados, desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor. Os feriados declarados em lei estadual ou municipal serão observados pelas repartições da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, nas respectivas localidades.

Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a Portaria.

Confira o calendário:
– 1 de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional)
– 12 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)
– 13 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)
– 14 de fevereiro: quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
– 30 de março: Paixão de Cristo (feriado nacional)
– 21 de abril: Tiradentes (feriado nacional)
– 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
– 31 de maio: Corpus Christi (ponto facultativo)
– 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
– 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
– 28 de outubro: Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo)
– 2 de novembro: Finados (feriado nacional)
– 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional) e
– 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)

Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Imposto Zero: O Que Está Mudando na Tributação de Pequenos Empreendedores em 2025

Os pequenos empreendedores brasileiros vivem um dilema constante: querem crescer, mas os impostos sempre parecem…

27 minutos ago

Pequenos Negócios, Grandes Dívidas; Fuja do Ciclo de Endividamento

Pequenos negócios são a espinha dorsal da economia brasileira, mas também são os mais vulneráveis…

31 minutos ago

Como a Inflação Está Afetando Seu Bolso Sem Você Perceber – E Como Se Proteger

Você já percebeu como a inflação pode estar afetando o seu bolso sem que você…

36 minutos ago

Imposto de Renda: é preciso declarar empréstimos?

Existem muitas dúvidas sobre como realizar uma declaração do Imposto de Renda corretamente, existem muitos…

38 minutos ago

Renda Extra Urgente! Como Lucrar Rapidamente com Habilidades que Você Já Tem

A situação apertou e você precisa de uma grana extra urgente? Mas, antes de pensar…

44 minutos ago

Imposto de Renda: qual chave PIX pode ser usada na restituição?

Desde que o PIX passou a ser uma opção para o recebimento da restituição do…

1 hora ago