Imagem por @rafapress / freepik
Os aposentados e pensionistas do INSS vão receber um novo reajuste nos benefícios a partir de 2023, o aumento ocorrerá devido ao reajuste do salário mínimo que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023.
Com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é o principal indicador utilizado pelo governo para medir a inflação, a expectativa é que a inflação deste ano feche em alta de 6,54%.
Com base na alta da inflação de 6,54%, o salário mínimo deverá ser reajustado também com o mesmo índice, impactando diretamente no valor das aposentadorias e demais benefícios pagos pelo INSS.
Como determina a Constituição Federal, nenhum benefício pago pelo INSS pode ser inferior a um salário mínimo, desta forma, o reajuste aplicado para correção do piso nacional também deve ser utilizado para corrigir as aposentadorias e pensões.
Dessa forma, com uma alta de 6,54%, os aposentados e demais segurados que hoje ganham um salário mínimo (R$ 1.212), poderão receber, em 2023, um novo valor de R$ 1.292.
Já os segurados que ganham valores acima de um salário mínimo, mesmo que poucos reais, deverão realizar o seguinte cálculo para identificar o novo valor do seu benefício:
Pegue o valor do seu salário bruto e multiplique por 6,54% para identificar o novo valor de reajuste do seu benefício que terá vigência a partir da folha de pagamentos de janeiro de 2023.
É importante lembrar que a estimativa considera os cálculos do governo para a inflação até o momento, ou seja, ainda existe a possibilidade de alguma alteração até o final do ano.
Todavia, caso se concretize a projeção do governo, este será de fato o novo valor das aposentadorias e pensões pagas pelo INSS no ano que vem.
Vale lembrar que conforme dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo serve como referência para 24,2 milhões de segurados do INSS e para 56,7 milhões de pessoas em todo país.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…