Chamadas

Posso adiantar as contribuições do INSS para antecipar a aposentadoria?

O sonho de grande parte dos brasileiros é se aposentar, afinal, para muitas pessoas envolve o fim do ciclo de trabalho, para outro que se inicia. Para quem está em busca da aposentadoria, é preciso se atentar a muitas questões, desde as contribuições ao INSS, ao tempo em que se contribuiu mais a idade.

Dentre todas as questões que envolvem a aposentadoria, um dos assuntos que mais gera dúvidas aos segurados está atrelado a uma possível antecipação das contribuições ao INSS, para que, quem sabe assim, seja possível antecipar a aposentadoria.

Se você está planejando a sua aposentadoria, e gostaria de saber se é possível adiantar as contribuições ao INSS, para antecipar a concessão da tão sonhada aposentadoria, você está no lugar certo, afinal, responderemos essa questão a seguir!

É possível antecipar as contribuições e aposentar mais cedo?

Para evitar enrolação, vamos direto à resposta para essa questão. A resposta é não: não é possível adiantar contribuições futuras visando uma aposentadoria antecipada. Em outras palavras, não é viável efetuar pagamentos em antecipação ao INSS.

É preciso deixar claro que não existe a possibilidade de contribuir pagando sobre o futuro valor para se aposentar mais cedo, tendo em vista que não existe pagamento com antecedência, ou qualquer regra que permita essa possibilidade.

Em suma, pagamos o INSS para contar o momento presente ao qual estamos vivendo, e em algumas circunstâncias o passado, onde podemos ter deixado de pagar as contribuições em algum momento específico, mas nunca uma previsão futura.

Leia também | Você É Um Contribuinte Individual? Veja Como Pagar INSS Atrasado

Outras maneiras de antecipar a aposentadoria

Conforme mencionado previamente, antecipar contribuições futuras ao INSS não é uma opção. Entretanto, existem determinados cenários de contribuição que podem contribuir para adiantar a sua aposentadoria.

A seguir, apresentamos algumas situações que podem auxiliar no acréscimo do seu tempo de contribuição, aproximando-o do direito à aposentadoria.

INSS atrasado

Caso um contribuinte não tenha efetuado o pagamento das suas contribuições à Previdência durante um determinado período, é possível realizar o recolhimento retroativo.

Essa modalidade de recolhimento abrange um período de até cinco anos, e requer o pagamento dos encargos financeiros referentes ao atraso, incluindo juros e multas.

Passados esses cinco anos, a indenização previdenciária assume o papel de um ressarcimento ao INSS pela ausência de recolhimento das contribuições no período devido.

Para comprovar o serviço prestado, o trabalhador pode apresentar os seguintes documentos:

  • Contrato de prestação de serviços a pessoa física ou jurídica;
  • Recibos de pagamento por serviços prestados;
  • Cópia da declaração do Imposto de Renda;
  • Comprovante de inscrição na prefeitura da atividade exercida.

Além disso, outros documentos relacionados à profissão em questão também podem ser utilizados como comprovantes.

Período trabalhado sem carteira assinada

O tempo de trabalho sem o registro formal em carteira pode contribuir para aumentar o período de contribuição, mesmo que não haja um registro direto.

A comprovação desse período de trabalho pode ser realizada por meio de documentos que evidenciem o exercício da atividade, como recibos de pagamento, extratos bancários, fichas de registro, holerites, documentos de férias ou registros do sindicato.

Período que se estudou em escola técnica

Além disso, é viável considerar períodos de estudo em escolas técnicas como parte do seu tempo de contribuição, desde que haja a comprovação de vínculo empregatício e remuneração correspondente.

Caso você se enquadre em algum desses cenários e possua a documentação que comprove o vínculo, é recomendável entrar em contato com o INSS para proceder com a inclusão desses períodos e assim, possibilitar a antecipação da tão almejada aposentadoria.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago