Imagem por @standret/ freepik
A compra de um carro novo para muitas pessoas se trata da realização de um sonho, uma conquista fruto de muita dedicação e trabalho duro.
No entanto, algumas vezes esse sonho acaba virando um pesadelo quando o tão desejado carro vem com uma série de defeitos que parecem ser irreversíveis.
Nesse sentido, uma dúvida muito comum por parte dos consumidores é quando a possibilidade de cancelar a compra do veículo mesmo que financiado devido aos seus defeitos.
Conforme expresso no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor tem todo o direito de devolver o veículo usado e o financiamento desfeito em caso de defeito.
Não só o Código de Defesa do Consumidor estabelece que o veículo seja devolvido e o financiamento desfeito, como também determina o ressarcimento das parcelas pagas.
Além disso, segundo o CDC a loja possui um prazo de 30 dias para que sejam consertados todos os problemas do veículo usado e financiado que esteja com defeito.
Contudo, caso o vendedor não resolva o problema durante esse período, o consumidor terá todo o direito de desfazer o negócio.
Isso porque a garantia legal para a compra de veículos usados é de 90 dias, ou seja, o consumidor tem 90 dias para reclamar os defeitos do vendedor.
Vale lembrar aqui, que frequentemente as lojas informam que a garantia de 90 dias é apenas de motor e câmbio, contudo, essa alegação ocorre, porque muitas vezes o motor e câmbio são os que menos dão problema.
Todavia, essa limitação de garantia é considerada uma prática abusiva, e a garantia não é apenas de motor e câmbio, mas sim de qualquer problema que o veículo apresente dentro desses 3 meses.
Dessa maneira, seja qual for o problema, como problema hidráulico, suspensão, problemas elétricos ou o que seja, devem estar inclusos na garantia.
Entretanto, acontece que muitas vezes lojistas se negam a dar essa garantia e ainda criam uma série de barreiras em que jogam o problema para o consumidor.
No entanto, é preciso esclarecer que você como consumidor tem todo o direito de reivindicar a troca de qualquer peça do veículo usado e financiado que apresentar defeito.
Nesse sentido, passado o prazo para conserto e a loja não reparou os problemas do veículo o consumidor terá o direito de escolher entre:
Dessa maneira, a anulação da compra do veículo pode ser feita após trinta dias em que o veículo não tenha tido seus problemas solucionados.
Em caso de dúvidas procure a orientação de um advogado que poderá contribuir para que você tome a atitude certa frente a possíveis problemas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…