Todo ano, quando chegamos às proximidades do Carnaval, uma dúvida que acaba entrando em cena é a questão do Carnaval ser ou não um feriado, se é possível ou não faltar sem que haja qualquer desconto no salário.
Em 2023, o Carnaval está marcado para acontecer nos dias 20 e 21 de fevereiro, ou seja, na segunda e terça-feira da próxima semana, logo para muitas pessoas as festividades começam já neste sábado.
Sendo assim, antes de você se programar para as festividades que se iniciam neste final de semana e que se prolongam até a semana que vem, é importante que você saiba se será possível ou não parar o trabalho para aproveitar.
Indo direto ao ponto e para a tristeza de muitas pessoas, não! Não será possível faltar ao trabalho, não ao menos sem ter os dias descontados do salário, afinal o Carnaval não é considerado um feriado nacional.
Contudo, não é preciso se desesperar, pois, algumas cidades e estados, o Carnaval é considerado feriado local, além disso, diversas empresas costumam dar folga para os funcionários durante esse período.
Porém, os trabalhadores têm que se atentar, pois, na prática, nenhuma empresa está obrigada a dispensar os seus colaboradores para poderem aproveitar a folia de Carnaval.
Todavia, existem alguns municípios e estados, como no Rio de Janeiro, que inclui o Carnaval no rol de feriados locais, onde os trabalhadores poderão aproveitar alguns dias de festa.
Caso não seja feriado em sua localidade, você estará obrigado a trabalhar, caso contrário terá os dias ausentes descontados, e ainda poderá pegar muito mal para você na empresa.
Sendo assim, a melhor recomendação é que, caso não seja feriado, tentar negociar com o patrão, onde você poderá optar por compensar antecipadamente as horas não trabalhadas, utilizar o banco de horas ou ter os dias de férias descontados.
Para essa pergunta não há uma resposta generalizada, isso porque caso o trabalhador falte para curtir a folia sem apresentar uma justificativa legal, ele poderá ter o dia descontado ou receber uma advertência.
Contudo, o trabalhador não poderá ser demitido por justa causa apenas devido a uma ou duas faltas, contudo, se você deixa de se comprometer com o serviço para curtir, a sua imagem pode não ser muito bem vista pelo empregador, onde uma demissão pode ocorrer.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…