Design fundo by @s.salvador / freepik / editado por Jornal Contábil
De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cerca de 36 milhões de brasileiros recebem algum tipo de benefício, sendo que 60% ganham o salário mínimo. Esses aposentados têm a inflação contra eles. O valor do benefício não vem conseguindo acompanhar a disparada dos preços.
Com isso, os aposentados e pensionistas já não possuem mais o poder de compra. Os preços dos alimentos estão subindo e o salário continua no mesmo patamar. Muitos deles decidiram pedir ao INSS a revisão de seus benefícios.
Muitas vezes a revisão do INSS não aumenta o valor do benefício, mantendo o valor ou podendo até reduzi-lo. Por isso, antes de pedir a revisão, você deve avaliar se realmente vale a pena fazer a solicitação.
Existe um prazo de 10 anos para que o segurado possa pedir ao INSS a revisão após o processo trabalhista. Dependendo do resultado, o beneficiário terá um acréscimo em sua aposentadoria.
O trabalhador acreditando que o INSS cometeu um erro no cálculo do seu benefício, pode solicitar a revisão. Neste caso, você vai precisar fazer um cálculo de quanto pode receber, conforme suas contribuições.
Para entrar com uma ação trabalhista é preciso ter o auxílio de um advogado. Esse profissional deverá avaliar os direitos do trabalhador e depois irá solicitar a revisão da aposentadoria através da Justiça.
Caso realmente o INSS tenha errado no cálculo, você deverá apresentar documentos que comprovem todos os anos de contribuição. Neste momento é bom ter um advogado ou contador para orientar. Tendo os documentos que comprovem o erro do INSS, deverá ir a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para dar continuidade ao seu pedido.
Para você ter direito a revisão na aposentadoria é necessário que seja identificado algum erro no benefício previdenciário. Lembrando que existe um prazo para realizar o pedido.
Existem motivos que podem levar a um pedido de revisão em seu benefício:
Encontrando erros na sua aposentadoria do INSS e estando dentro do prazo, será possível pedir a revisão. Lembrando que o prazo é de até 10 anos após o primeiro recebimento. Recomendamos que neste caso você tenha o auxílio de um advogado. Como citamos antes, nem sempre a revisão do INSS beneficia o aposentado.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…