O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é um benefício garantido a todo trabalhador brasileiro com carteira assinada, isto é, contratado sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), além de alguns outros casos, como os rurais, intermitentes, temporários e avulsos e que tenha sido demitido sem justa causa.
Todos os meses as empresas depositam, no nome de cada um dos seus empregados, o valor correspondente a 8% do total de seus salários em uma conta da Caixa Econômica Federal.
O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.
E quem mora fora do Brasil? Qual é o procedimento para sacar o FGTS? Isso é possível? Acompanhe.
Há essa possibilidade sim. Pode ficar tranquilo. A Caixa facilita a liberação do saldo de sua conta no FGTS no exterior, permitindo o saque sem que seja preciso o seu retorno ao país. Para isso, deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:
Para realizar o saque, é preciso obter o formulário Solicitação de Saque FGTS. Você deve se dirigir a um consulado do Governo Brasileiro no país onde está e apresentar o formulário devidamente preenchido. Será preciso também levar seus documentos de identificação (original e cópia), carteira de trabalho, a rescisão do contrato ou outro que comprove o direito à movimentação da conta vinculada.
Para os casos de encaminhamento via formato da Apostila de Haia, o Consultado deverá encaminhar a Declaração de Comparecimento. O formulário de solicitação de saque deve ser impresso em uma única página, devendo ser assinado na presença do representante consular.
Os valores serão creditados em conta bancária na Caixa ou em outro banco no Brasil, que seja de sua titularidade. No caso de não ter conta bancária no Brasil, você pode indicar a conta de alguém de sua confiança.
O banco tem até 90 dias para informar se o pedido foi deferido após a entrega da documentação, condicionada à certificação de que as condições exigidas para movimentação da conta vinculada FGTS foram atendidas.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…