Fonte: Google
A partir de agora, a poupança social digital da Caixa Econômica Federal (CEF) será permanente, sendo possível que os usuários recebam pagamento de outros benefícios sociais.
O projeto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, sendo assim, desse modo, a poupança social digital da CEF será permanente e poderá ser ampliada para o pagamento de outros benefícios sociais, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Auxílio Emergencial.
A conta poupança social digital foi criada pela Caixa para que os beneficiários recebessem o auxílio emergencial e outros benefícios sociais e previdenciários. Com um detalhe, sem cobrança de tarifa de manutenção. Essas contas têm um limite de movimentação de até R$ 5 mil por mês.
Além de ser isenta de tarifas, a conta permite que o titular faça três transferências eletrônicas por mês sem custos. Sendo possível usar a conta para pagar boletos bancários.
Aquelas pessoas que foram cadastradas para receber o auxílio emergencial, abono salarial, saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou o programa emergencial de manutenção de empregos terão a abertura de forma automática pela Caixa.
A poupança também poderá receber depósitos de outros benefícios sociais, o que inclui os de estados e municípios, excetuando os de natureza previdenciária, como aposentadoria e auxílio-doença.
Porém, o cidadão interessado precisa autorizar a abertura desse tipo de conta, ou o uso de outra já existente em seu nome.
A Caixa vai operar essas contas de poupança e vai disponibilizar no site e no seu aplicativo uma ferramenta de consulta para o cidadão. Ou seja, ele vai poder verificar se há alguma conta aberta em seu nome, a através de consulta pelo CPF.
Outro detalhe, o cliente poderá fechar ou converter em conta regular a qualquer tempo e sem custos adicionais para o cidadão.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…