Designed by dragana991 / istockphoto
É comum que os contribuintes façam confusão com a caderneta de poupança na hora de declarar o Imposto de Renda.
Isso porque ela gera um rendimento isento e não tributável, ou seja, você não paga Imposto de Renda sobre a poupança, mas essa isenção não tira a obrigatoriedade de realizar a declaração.
Que a poupança por si só não obriga a declarar, exceto se você tiver um rendimento – rendimento, não valor total investido, hein? – superior a R$ 40 mil, o que é um valor bastante alto, que poucas pessoas têm.
Pode ser ainda que você seja obrigado a declarar o Imposto de Renda por causa de outros critérios estabelecidos pela Receita Federal.
Se você é obrigado a declarar pelos demais critérios, a poupança deve aparecer na sua declaração, mas ela nunca será tributada. Poupança é isenta de Imposto de Renda.
Todos os anos, o Leão estabelece critérios que tornam a declaração do Imposto de Renda obrigatório.
Em 2020, foram os seguintes:
A pessoa que se enquadra em qualquer um desses critérios é obrigada a declarar. E quem é obrigado a declarar precisa mostrar tudo para a Receita Federal, inclusive a poupança.
Isso porque o Leão tem acesso aos dados dos bancos e, na hora de cruzar os dados, vai verificar se você informou tudo ou não, mesmo em se tratando de um rendimento isento.
Então, nada de esconder dados: informe tudo e fique tranquilo!
É muito simples!
Basta ter o Informe de Rendimentos do banco no qual você possui a poupança em mãos. O informe é enviado para os clientes pelo próprio banco, todos os anos. Se você não receber, pode solicitar, normalmente pelo internet banking.
No programa da Receita Federal, na ficha de Bens e Direitos, você deve clicar em “Novo” e selecionar o código 41 – “Caderneta de Poupança”.
No restante da ficha, vai precisar preencher o seguinte:
Depois, vá para a ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis” e, na aba “Novo”, escolha o código 12 – “Rendimentos de cadernetas de poupança”.
Preencha o seguinte:
Agora que você já sabe que precisa declarar a poupança, mas que sobre esse tipo de investimento não é cobrado Imposto de Renda, é só informar para o Leão, conforme nosso passo a passo.
Original por Leoa
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…