Atenção! O prazo de adesão ao Simples Nacional para as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) se encerra nesta segunda-feira (31).
Apesar da aprovação da prorrogação do prazo de quitação de pendências até o fim de março, o período para solicitar o enquadramento no regime não foi alterado, tendo em vista que a data limite no último dia de janeiro é fixada por lei complementar.
Adesão e renegociação do Simples Nacional
Normalmente as empresas que não realizaram os pagamentos de débitos até 30 dias após a notificação são excluídas do Simples Nacional no dia 1º de janeiro de cada ano. As empresas excluídas, no entanto, possuem o prazo até 31 de janeiro para solicitar o reingresso ao regime do Simples Nacional desde que os débitos sejam resolvidos.
No entanto, em detrimento e apoio aos pequenos empresários diretamente atingidos pelo período de pandemia em decorrência da Covid-19, o Comitê Gestor do Simples Nacional optou por prorrogar o prazo de regularização de débitos até o dia 31 de março.
No entanto, em todos os casos o contribuinte está obrigado a solicitar a adesão ao regime no Portal do Simples Nacional.
O resultado da inclusão está agendado para ocorrer no dia 15 de fevereiro. Segundo a Receita Federal, as empresas que estão em atividade e que tiverem a solicitação de adesão aceita, estarão contempladas em caráter retroativo a partir de 1º de janeiro de 2022.
Processo de regularização de débitos
Para regularização a empresa deve realizar acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC), requerendo certificado digital ou código de acesso.
A empresa inadimplente poderá realizar o pagamento da seguinte maneira:
- pagamento à vista.
- abatimento de parte da dívida com créditos tributários;
- parcelando os débitos em até cinco anos com a incidência de juros e multa.
Se porventura as dívidas da empresa estejam inscritas em dívida ativa, o processo de regularização deverá ser feito diretamente no Portal Regularize-se da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Pendências cadastrais podem ser resolvidas no Portal Redesim.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp