Empresas brasileiras receptoras de investimento estrangeiro devem atualizar suas informações econômico-financeiras por meio do Registro Declaratório Eletrônico – Investimento Externo Direto (“RDE-IED”).
A Declaração Econômico-Financeira (DEF) é uma declaração periódica trimestral e contempla a identificação dos investidores não residentes e os respectivos códigos de investimento estrangeiro direto (Código IED), que são informações necessárias para o detalhamento do investimento estrangeiro direto, bem como informações contábeis sobre o receptor.
Leia também: Procurando investidores estrangeiros? Planejamento tributário é a chave
Thiago Moliani, diretor da PLBrasil Paralegal (www.plbrasil.com.br), explica as mudanças do mercado de câmbio a partir do marco cambial, que entrou em vigor em 31 de dezembro de 2022. “A nova lei não alterou os prazos de entrega, porém as regras e valores que tornam a entrega da Declaração obrigatória sofreram mudanças. A Declaração é obrigatória para empresas receptoras de investimento estrangeiro que possuam ativos iguais ou superiores a R$ 300 milhões (trezentos milhões de reais)”, diz ele.
Leia também: Empresas Brasileiras Expandem com Maiores Investimentos no Mercado Internacional

Confira abaixo o calendário:
- data-base de 31 de dezembro: as informações devem ser prestadas até 31 de março do ano subsequente;
- data-base de 31 de março: as informações devem ser prestadas até 30 de junho;
- data-base de 30 de junho: as informações devem ser prestadas até 30 de setembro; e
- data-base de 30 de setembro: as informações devem ser prestadas até 31 de dezembro.
Critério para aplicação de multa
Em caso de não cumprimento, o Art. 66, capítulo IV, da Resolução nº 131/2021 do BACEN, estabelece os critérios para aplicação de multas, cujos valores podem alcançar até R$ 250 mil, no caso de prestação de informações incorretas, incompletas ou declaração intempestiva.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp