O trabalhador que está incapacitado temporariamente para realizar suas atividades laborais, pode solicitar a antecipação do pagamento do auxílio-doença. No entanto, o prazo está terminando: os requerimentos podem ser feitos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), até o dia 30 de novembro.
A medida pretende amparar os trabalhadores durante a pandemia causada pela covid-19 sem que haja a necessidade de passar por uma perícia médica. Mas vale ressaltar que para a concessão, é levado em conta todos os requisitos necessários para o benefício.
Então, se você cumpre esses requisitos e pretende pedir o benefício, continue acompanhando esse artigo para saber como solicitar a antecipação.
O auxílio-doença é exclusivamente voltado aos trabalhadores em caso de doença, quando o segurado faz a comprovação de que está temporariamente incapaz para realizar seu trabalho como de costume, podendo ser por doença ou até mesmo um acidente. Mas vale lembrar que essa comprovação é feita por meio de uma perícia médica.
Para a sua concessão é necessário cumprir critérios e, dentre eles estão:
A medida foi adotada pelo Governo Federal e será paga aos beneficiários até o dia 31 de dezembro, quando está previsto a conclusão dos efeitos do decreto de calamidade pública em razão da pandemia. Não há informações oficiais sobre a prorrogação desta data.
Porém, o segurado poderá pedir a revisão do benefício concedido no intuito de obter o auxílio de forma definitiva. Sendo assim, a antecipação garante o pagamento de até um salário mínimo no valor de R$ 1.045. A antecipação não dá direito ao pagamento de 13º salário, sendo assim, o abono somente é pago se esse benefício se tornar definitivo.
Não é preciso agendar perícia perícia médica, desta forma, o pedido deve ser feito através do portal do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS. Ao acessar as plataforma, basta anexar o atestado médico do paciente ao requerimento que possui uma declaração de responsabilidade pelo documento.
Desta forma, o INSS irá analisar a solicitação e, posteriormente, será realizada a perícia médica como de costume para a concessão de benefícios previdenciários. De acordo com o INSS, caso o segurado tenha que receber valores maiores que um salário mínimo, será pago a diferença após a realização da perícia.
Assim, o Instituto irá informar o beneficiário sobre os cálculos e devidos pagamentos, mas vale ressaltar que, se a antecipação for negada o segurado será notificado e deverá fazer o agendamento de exame médico nas agências no prazo de 30 dias.
O interessado deve apresentar documento legíveis para análise dos peritos do INSS. Confira quais são os principais documentos:
Atestado médico: o documento deve ser legível e sem rasuras. É necessário que tenha a devida assinatura e carimbo do médico que está acompanhando o paciente, além do registro do Conselho Regional de Medicina (CRM). É preciso que o mesmo ressalte informações sobre a doença ou a numeração da Classificação Internacional de Doenças (CID), além do prazo estimado do repouso necessário.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…