Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil
Para que s pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS possa ocorrer ainda nesse mês de abril, o governo precisa resolver o impasse do Orçamento até a próxima quinta-feira (15), caso contrário os pagamentos do benefício serão empurrados para o mês que vem.
A Previdência Social realiza o processamento de fechamento da folha de pagamentos relativos ao cálculo de gastos no dia 15, logo, para que a liberação do 13º salário possa acontecer esse mês, o governo precisa conseguir resolver todos os detalhes para sanção do Orçamento ainda nesta semana.
A primeira trava que não permitiu que o governo pudesse liberar a antecipação do Orçamento, foi justamente o atraso na aprovação do Orçamento de 2021 por parte do Congresso Nacional, que se atrasou por mais de três meses.
No entanto, mesmo após aprovação do Orçamento, o governo se viu obrigado a não sancionar o Orçamento aprovado devido à falta de recursos para despesas básicas, tendo em vista que R$ 26,4 bilhões de gastos do governo com benefícios como PIS, seguro-desemprego e previdência foram cortados.
Com isso, o Orçamento aprovado pelo Congresso exigiria manobras fiscais que poderiam abrir caminho para uma possível imputação de crimes de responsabilidade ao presidente, as chamadas “pedaladas fiscais”.
Com o Orçamento parado, a antecipação do 13º salário que gerará uma movimentação de R$ 50 bilhões a economia, segue em ritmo de espera por parte dos aposentados e pensionistas do INSS.
Atualmente o governo tenta negociar o veto a trechos do texto do Orçamento além da elaboração de alternativas que possam viabilizar a lei orçamentária, o que deve levar mais alguns dias. Além disso, caso o governo consiga vetar trechos do texto, caberá ao Congresso Nacional manter ou derrubar o veto, o que poderá gerar novos impasses e mais um atraso para a liberação de recursos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…