Foto: Divulgação/ TRE / editado por Jornal Contábil
Os cidadãos brasileiros que vão votar nas eleições de 2022 precisam se atentar ao prazo para regularização de pendências do título de eleitor junto à Justiça Eleitoral, assim como para aqueles que vão tirar o documento pela primeira vez.
Isso porque o cadastro eleitoral de 2022 será fechado no dia 4 de maio, ou seja, 150 dias antes do pleito, conforme previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91).
Sendo assim, após dia 4 de maio nenhuma alteração poderá ser realizada no registro do eleitor, com exceção da emissão da segunda via do documento que continuará sendo possível solicitar mesmo após o mês de maio.
O prazo é importante de ser cumprido tendo em vista que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito de 2022.
Conforme previsto no artigo 77 da Constituição Federal, o primeiro turno das eleições ocorre sempre no primeiro domingo do mês de outubro.
Sendo assim, os brasileiros vão voltar às urnas no dia 2 de outubro de 2022 para escolher:
Para realizar o processo de regularização do título de eleitor, o cidadão pode acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral.
É importante que o cidadão fique atento, pois, antes de realizar a alteração de qualquer informação, recomenda-se primeiro verificar se o mesmo possui débitos ou multas, que podem ser consultadas por meio do site do TSE.
Caso o cidadão tenha débitos ou multas, será possível gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para a realização do pagamento das pendências.
É importante lembrar que o prazo para os brasileiros que vão solicitar a primeira via do título de eleitor ou ainda para os que vão realizar a transferência ou atualização do documento é a mesma, ou seja, até o dia 4 de maio.
No caso da emissão do título de eleitor os brasileiros podem realizá-la de maneira totalmente online, veja como nas orientações abaixo:
Documentação necessária
Será necessário digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos:
As imagens obrigatoriamente devem estar totalmente legíveis, com o tamanho máximo de até 10 MB e nos formatos PNG, PDF ou JPG.
Pronto! Você acaba de solicitar o seu título de eleitor, para acompanhar a emissão do seu título é possível acessar a página “Acompanhar Requerimento”, onde será preciso informar o número do protocolo gerado quando você realizou a solicitação de emissão do documento.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…