Imagem por @leonidassantana / freepik
No dia 4 de maio termina o prazo para o cidadão regularizar o título de eleitor ou ainda para solicitação da primeira via do documento para votar nas Eleições de 2022. O processo de regularização e emissão da primeira via é simples, prático e pode ser feito diretamente pela internet.
O prazo de regularização será até o dia 4 de maio devido à Lei das Eleições (Lei nº 9504/97), que determina o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes das Eleições.
Sendo assim, o cidadão deve se atentar a esta data para regularizar suas pendências que podem variar desde a ausência ou justificativa nas três últimas eleições como também a mudança de domicílio eleitoral.
Caso o cidadão perca o prazo de regularização até o dia 4 de maio, o mesmo não poderá participar das Eleições que vão ocorrer em outubro deste ano.
As eleições de 2022 vão acontecer no dia 2 de outubro, onde cada brasileiro participará para a escolha de:
O processo de regularização do título de eleitor, assim como para a emissão da primeira via do documento, ambas as situações podem ser solicitadas através do sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No caso da emissão da primeira via do documento, o primeiro passo no sistema é informar a Unidade Federativa (UF) que reside, assim, será informado sobre os documentos necessários para serem anexados e também será solicitado uma selfie segurando um documento de identificação; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos
O cidadão que deseja alterar alguma informação relativa ao cadastro eleitoral deve conferir em primeiro momento como está sua situação junto a Justiça Eleitoral que pode ser conferida neste link do site do Tribunal Superior Eleitoral.
Feita a consulta e verificando que a situação eleitoral está regularizada, o cidadão deve informar os dados e documentos solicitados e acompanhar o requerimento.
Por fim, o cidadão também pode utilizar o aplicativo e-Título para consultar possíveis pendências relacionadas à Justiça Eleitoral.
O aplicativo também é utilizado como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel nos dias de eleições. Para baixar o app em seu celular basta clicar aqui se seu celular for Android, ou aqui se for iOS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…