Imagem por @freepik / freepik / Divulgação Contran / editado por jornal contábil
Está em trâmite na Câmara dos Deputados uma proposta que estende por mais 60 dias o prazo de validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), após o prazo de renovação.
A proposta que está em análise pela Câmara dos Deputados diz respeito ao Projeto de Lei 2.496/22 que tem como autor o deputado José Nelto (PP-GO).
Para que a regra possa valer será preciso alterar o Código de Trânsito Brasileiro, que atualmente condiciona a validade da carteira de motorista ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, renovado periodicamente.
Na legislação atual o código de trânsito classifica como infração gravíssima o condutor que é pego dirigindo o veículo com a carteira de motorista vencida há mais de 30 dias.
Através da medida, o autor da proposta, o deputado José Nelto planeja permitir que os motoristas com renda mais baixa consigam se organizar em tempo suficiente para conseguir renovar o documento.
Conforme declaração do parlamentar, existem custos que podem impactar para que os motoristas de baixa renda consigam regularizar a CNH, tendo em vista que em alguns casos o processo pode custar até meio salário.
“Faz-se necessário um pequeno reajuste nos dias após o vencimento do exame de aptidão física e mental, para que uma simples renovação não vire uma multa ou até uma apreensão”, defende o deputado José Nelto.
O Projeto de Lei em questão tramita em caráter conclusivo e deverá passar pela análise das seguintes Comissões:
Com a possível aprovação da proposta na Câmara dos Deputados, o texto seguirá para votação no Plenário do Senado e por fim para sanção ou veto presidencial.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…