Imagem por @jcomp / freepik
Os trabalhadores que trabalharam por no mínimo 30 dias em 2019 com carteira assinada, devem ficar atentos ao prazo limite para o resgate do PIS/PASEP. O saque precisa ser feito até o dia 30, devendo ser solicitado à Caixa Econômica Federal que faz o atendimento aos trabalhadores registrados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ou ao Banco do Brasil, para os servidores públicos.
Diante disso, pode ser que você tenha até R$ 1.100 para receber. Então, se você não sabe se tem direito de sacar o abono salarial, saiba que é possível realizar a consulta de três forma:
PIS
PASEP
Se você verificou que possui dinheiro para resgatar, saiba que o saque também é feito de forma simples. Para aqueles que recebem o PIS, por exemplo, a Caixa Econômica Federal disponibiliza o abono através de uma conta existente. Então, pode ser que seu benefício já tenha sido creditado em alguma conta esquecida ou que você não tenha o costume de movimentar.
Outra forma de liberação do valor, é através da Conta Poupança Social Digital, assim, é possível verificar através do Caixa Tem. Assim, é possível movimentar o recurso usando o cartão da conta ou através do internet banking e app da Caixa.
A terceira opção para os trabalhadores que não possuem tais contas, é fazer o saque utilizando o Cartão do Cidadão nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências. No caso do PASEP, o recurso também é disponibilizado através da conta no Banco do Brasil, podendo fazer o saque através do cartão da conta ou na agência tendo em mãos um documento de identificação com foto.
Este ano, o PIS/PASEP 2020/2021 deveria ser pago a partir do próximo mês, no entanto, aqueles que trabalharam no ano passado e que estão aguardando o abono devem saber que não receberão o pagamento este ano. Desta forma, a expectativa é que o abono salarial 2020/2021 seja liberado em fevereiro de 2022, mas ainda não há nenhum calendário oficial.
O adiamento do calendário do PIS/Pasep trouxe uma economia de R$ 7,45 bilhões para este ano. Essa mudança está prevista pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Apesar de muitos estarem frustrados pela falta do abono neste ano, o governo informou que os trabalhadores não serão prejudicados com esse adiamento. Assim, os trabalhadores estão aguardando o recebimento das duas cotas no próximo ano.
Apesar de ainda não haver orientações sobre quando começará o pagamento do PIS/PASEP 2020/2021, as regras gerais do abono salarial vão permanecer as mesmas, assim como a forma de pagamento. Atualmente, para ter direito ao PIS/PASEP o trabalhador deve trabalhar por pelo menos 30 dias no ano base do calendário, veja os demais critérios:
Aqueles que possuem o direito ao PIS recebem anualmente, conforme o mês de nascimento. Para os servidores públicos que recebem o PASEP, o calendário disponibilizado obedece o dígito final da inscrição do servidor.
Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…